Saturday, September 15, 2007

FREAK SHOW

Perdoem a fase muro-das-lamentações, mas tem um ou duas coisinhas mais que eu queria tirar do meu peito.

Vocês já sabem tudo sobre a minha relação deturpada com os homens e o quanto isso já me fez sofrer. E rir também.

O que eu não falo muito aqui é do quanto as minhas fraquezas estéticas têm me importunado ao longo da vida.

Não que eu tenha algum dia sonhado em ser linda. Mentira, já quis ser deslumbrante, sim. Mas só até aquele momento em que eu descobri que as baixas expectativas são o verdadeiro caminho da felicidade.

Eu até toparia usar a capa da Juliana Paes para ferver uma noite qualquer, mas não sei se aguentaria viver permanentemente presa a um corpo que despertasse tanta luxúria e fantasia nos homens, para quem uma mulher dessas sempre vai ser uma decepção na cama. Não tem como corresponder aos sonhos molhados dessa gente. Tá...modo de dizer.

Numa troca a longo prazo eu preferia a aparência da Cate Blanchet ou da Halle Berry que, além de sexies, valorizam todo e qualquer figurino. Em cena ou em tapete vermelho. E agradar roupas é sempre mais garantido do que agradar os homens.

Mas não era disso que eu falava. Eu contava de como eu já deixei há muito de sonhar com o ideal de perfeição física. Acho que desde que eu descobri que sendo, digamos, esteticamente alternativa, eu podia cativar um eleitorado que me validasse como gostosa.

E fui vivendo.

Até que lá nos fins dos meus 26 anos, malhadíssima, saída de um relacionamento eterno, louca para chafurdar na lama, sou acometida por um tenebroso e implacável surto de acne tardia. Minha cara virou uma peneira em menos de um mês.

Como sempre, as pessoas conseguem fazer com que tudo fique ainda pior: "O que está acontecendo com seu rosto? Já usou chá de alho?Pára de estourar!". Não dá muito para ficar explicando síndrome dos ovários policísticos para gente rasa assim que acha que tudo sempre é culpa nossa.

Pois eis que o médico que salvou a minha vida é um dermatologista. Mas o tratamento me fez engordar tanto tanto tanto. Só pra ouvir: "Parou de malhar? Tá grávida?"

E a dieta para emagrecer ( "Vai sumir, garota!") me fez perder mais ou menos um terço dos meus cabelos, que eu precisei cortar curtinhos para continuar ouvindo toda sorte de crítica. Como seu eu tivesse muita escolha. A Elba Ramalho ligou e pediu a peruca de volta, sorry.

Quando eu já me acostumava a ser mulher sem véu, o veredito: "Você está ficando dentuça e precisa corrigir isso agora. É muito perigoso manter os dentes desalinhados na sua idade. É que nas mulheres, a perda óssea..."

E ataram grilhões à minha boca. "Mas na sua idade? Ainda tem jeito?"

Eu já sei que a próxima batalha são as rugas. E que essa certamente eu vou perder. Tudo bem desde que eu não perca a guerra contra essa gente sem tato que parece encontrar enorme prazer em me fazer sentir menor.

Não é como uma amiga dizendo que meu cinto não combina com sapato. Ela sabe que o look é resultado de uma escolha minha e que ele vai durar, no máximo, um dia.

É perversidade de espírito de porco é muito injusto que isso fique impune.

Aliás, dá vontade até de estampar umas camisetas delicadas para dizer ao mundo: "Ok, estou feia mas posso melhorar. Mas e você que não tem coração?"

Isso sim é ser uma aberração.

30 comments:

Anonymous said...

nós nunca estamos satisfeitas com o que temos, os homens também. essa exigência estética é muito brasileira. na europa não é tão assim. é uma ruga, é uma espinha, é uma celulite, mas não é isso que define estar bem ou não em um relacionamento. sabe, eu tinha um corpo escultural julianna paes e nada ajudou, porque eu com eu não tava legal. tenho dificuldade também de lidar com as mudanças do tempo, ainda mais que os que lembram o que eu fui sempre ficam querendo que eu venha a ser o que nunca mais poderei ser, porque o tempo passa. deve ser o que sentem mulheres que foram monumento na juventude. essa cobrança é mais feminina. de ter que ter tudo firme, forte e pra cima até os 92 anos hehe. mas não acho que isso que determina sermos amadas ou não por alguém. começa a olhar os casados e vai ver que as mulheres não são as perfeitas que achamos que conseguem encontrar alguém. poucas são juliana paes, anna hickmann, fátima bernardes. a maioria é mais normal e sem sal que nós. acho que o foco da solidão está muito mais em outras questões que a estética. beijos, pedrita

Andre Viegas said...

1º de tudo: quem disse q vc é feia? Como diz a música, "ou é ruim da cabeça ou doente do pé".

Eu acho q a gente tem a tendência a se adaptar ao mundo, a um determinado modelo - quase sempre temporário -, q não faz a gente feliz.

Eu, por exemplo, já desisti faz tempo de padrões estéticos (sim, eu já tive essas preocupações, embora beeemmm passageiras). Eu só me cuido, dentro da medida do possível.

Claro, eu sei q com as mulheres isso é diferente e tvz seja a pior pessoa para falar disso, já q tenho um Y. Mas o q penso é: se estamos bem conosco, nos cuidando, mantendo uma energia boa dentro da gente (muitas vezes não dá, nós dois sabemos q, ultimamente, tá fogo), as pessoas percebem e nos vêem bem.

E para os críticos, resta perguntar: "Vc ganha algo pelas suas observações? Não? Então VTNC!"

Um beijo e bom fds.

Andrea said...

Peds, onde eu posso assinar.

Nem é tanto a questão da cobrança estética que me irrita mas sim o fato de as pessoas serem absolutamente intrometidas e intervencionistas.

WL, VTNC é a saída para tudo. Tô dizendo sempre. (Ainda que mentalmente.)

Anonymous said...

realmente andrea, me irrito com palpites de imposição sobre isso ou aquilo estético sem autorização.

e quanto a se cuidar, eu faço papanicolau regularmente e de tempos em tempos exames de sangue, isso é que é se cuidar.

Marion said...

Déia,as pessoas são cruéis intrometidas. Um saco mesmo! Eu já pastei muito com isso, de gente me olhar torto ou dar palpites. Eu tenho MUITO pêlo, e já sofri muito com isso. Hoje já lido melhor com a situação e não me importo muito com eles. Até hoje escuto gente enchendo o saco pq eu não depilo as sombrancelhas e eu gosto assim e pronto. E outra, já sofri tanto com depilação que não vou sofrer à toa, só pra agradar o senso estético dos outros.
Temos que sentir bem como somos e deixar os chato pra lá.
Mas que é f... é ouvr um " Nossa como você tá Gordaaaaaaaaa" de uma parenta que você não vê à séculos , isso é! ( isso já aconteceu comigo e eu fiquei p. da vida! )

Ah, e parabéns pela coragem de expor seus sentimentos assim. Eu não tenho tanta coragem assim...
Beijos

Ah, tem post extra no meu blog hoje! O post de ontem tava muito deprê pra ficar no "ar" o fim de semana todo!

Anonymous said...

Eu fui gordinha durante um tempo da adolescência. E tem gente que lembra disso até hoje, "nossa, como vc está magra", mesmo quando eu não estou. Também fui espinhenta, tive manchas na pele depois da gravidez, além do cigarro que me enrugou, e tudo, absolutamente tudo, foi comentado em voz alta pelas pessoas menos íntimas. Sem contar a família, claro. Se eu estou hoje satisfeita? Não, claro que não. Resolvi uns problemas estéticos, ganhei outros. Mas o que quero dizer é: essa camiseta, você pretende vender? Eu quero umas três em cores diferentes.

Isabel said...

1º de tudo: quem disse q vc é feia? Como diz a música, "ou é ruim da cabeça ou doente do pé". 2 votos

Ninguém esta satisfeito com o corpo, cabelo e tudo mais que tem... quem tem cabelo crespo quer ter cabelo liso, quem tem cabelo liso quer ter cabelo crespo... toda mulher quer emagrecer pelo menos 2 quilos... é normal...

Vc acha que eu não sofro por estar gorda, sofro e muito, tento disfarçar, tento colocar a culpa no meu problema de tireóide, alias coloco a culpa no mundo... menos em mim que como mais que a boca, não faço dieta, não faço ginástica e quero dormir e acordar magra.

Eu tenho vergonha de colocar biquini, pq tenho trocentas celulites, tenho vergonha de colocar blusinha regata pq acho meu braço gordo, tenho vergonha de ir em restaurante pq acho que todo mundo repara no tanto que eu como...
Sofro de ansiedade aguda, como mas que a boca e não consigo comer menos..
Fico meses sem ir para minas e quando eu vou vem todo mundo me perguntar se eu to grávida, quando nasce a criança... tento ser bem humorada e falo, não to grávida to gorda mesmo.
Depois dos 25 começou a sair espinha para tudo que é lado, ja fiz um monte de tratamento e nada... agora to passando um gel que parece estar melhorando, mas tem dias saio de casa e o povo sempre me pergunta: Nossa depois de velha foi ter espinha? para de comer chocolate menina.... só que eu odeio chocolate.. enfim, não sou a melhor pessoa para te aconselhar, só queria que vc soubesse que vc não esta sozinha com essas neuras.

Galega said...

déia, vc tá reclamando de barriga cheia!

Vem p/ Recife disputar com 12,6 mulheres o posto de namorada vem!

Vc é linda mulher!Emana uma energia singular!Nao deixe ninguem te fazer pensar o contrário!

Fê Guimarães said...

Que é isso, garotam? Up! Up! Up! Como a Ril bem falou, você é linda e tem essa energia que contagia as pessoas que têm o privilégio de conviver com você. Grite bem alto "Meu koo!" para esse bando de seca-pimenteira! Eu me acho um cara muito sortudo pela vida ter cruzado nossos caminhos e eu ter tido o imenso prazer de te conhecer e desfrutar da sua amizade!

Te amo!!!!!

(Besides, já vi muito bem o efeito que este par de coxas bem torneadas causa ao desfilar pelas ruas da Lapa...rs!!!)

Santos said...

nao estou com tempo para ler isto tudo aqui.. risos..mas vou ler, enquanto isto se voce puder ir lá no vivere e ler um post com o titulo consideracoes de insone..
vai ser legal que adianta a conversa.

bjs

Santos said...

nao estou com tempo para ler isto tudo aqui.. risos..mas vou ler, enquanto isto se voce puder ir lá no vivere e ler um post com o titulo consideracoes de insone..
vai ser legal que adianta a conversa.

bjs

Renata said...

pois é, as imposições do tempo, da sociedade, de quem quer que seja...

ODEIOOOOO

só nos fazem sentir péssimas, comer mais, gastar mais...

é o que já disseram, tem que se cuidar e ponto!

eu sou gorda? SOU! mas me cuido, faço check up completo uma vez por ano, tomo meus remédios direitinho, ainda não faço exercício, mas sei que deveria, mas se não me querem o que eu posso fazer?

isso aí já é minha má sorte mesmo! Se sou feia ou bonita é problema de quem me vê...

tem dia que me acho linda, tem dia que me acho uma bosta...

mas vamos vivendo, né?

Renato said...

Ai, espero que esse post seja decorrência de uma crise de um dia só!
Tu é mó goshtosa...

Renata said...

o mundo nunca tá satisfeito com a gente...

Anonymous said...

Bad hair day?
Não adianta todos passamos por isso e ainda bem que é passageiro. Quando malho não penso em saúde, se eu quiser ser saudável paro de fumar oras. Eu luto contra a gravidade isso sim. Put* luta inglória.

A Jana e o Ti said...

Andrea, já sei: a 'cartela' acabou, néam? Tá chegando a maré vermelha e a fase deprê que vem junto, né? Não?! Colega, então, anime-se de qualquer jeito: VC NÃO ESTÁ SÓ! Todos passamos por isso com essas pessoas "absolutamente intrometidas e intervencionistas". TODOS, acredite. Agora, aqui, não precisa desejar ter a capa do "Corujito", né? (Fala que a Juliana Paes com aqueles olhos esbugalhados não é a cara do Corujito?! Ahauahuahauhu...)
Ah! Se te consola saber, tenho muitaaaassss celulites hor-ren-das nas pernas. Ainda estou aprendendo a lidar com elas, já que Ele insiste em me chamar de 'gostosa'... Melhor aproveitar o 'gostosa' e 'fazer gostoso' que pensar nos 'furinhos', né? ehehehe... Bjocas.

Master said...

Estou satisfeitíssimo como vc é e sempre foi. Agora, não me venha dizer q a acne veio quando vc estava com 26!
Vi todas essas etapas e já te disse que fazem parte. Até essa sua amargura-que-faz-sentir-vontade-de-ir-morar-no-alasca.

San Lee said...

Amiga, me perdoa... posso colocar essa frase no meu blog???

"Ok, estou feio mas posso melhorar. Mas e você que não tem coração?"

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Impagável!!!

Viu como tem haver a história de que o inferno astral não acaba no aniversário... o meu... só muita oração!!!

Entretanto, más fase passam... passam mesmo!!!

Bjs!

Andrea said...

Gente, esqueci de escrever um parágrafo sobre como mutos dos pitaqueiros são esteticamente prejudicados...

Anonymous said...

Déia, parece que Isa descreveu o meu caso!
Você realmente não está sozinha nessa.
Passo por críticas cruéis todas as vezes que encontro alguém que não vejo há tempos...
As pessoas são cruéis e nunca conseguiremos agradar a todas elas.
O jeito é seguir conselho de Fê e gritar bem alto "Meu koo com asas pra você!". rs

Cinthya Rachel said...

acho espantoso como as pessoas tem tantas opinioes com a vida alheia... fico boba. se cada um cuidasse mais de si acho que o mundo seria bem melhor.

gus rocha said...

Vocês reclamam de tudo! Sou feio e sem coração.
Ok.
Se pudesse escolher seria bonito e sem coração, mas enfim.
-x-
Vou abrir curso de como manter a auto-estima e segurança apesar de tudo.

Ana said...

AMIGAAAAAAA!

MANDA TODO MUNDO SE
FUUUUDEEEEEEEEERRRRRRRRRRR!!!!!!!

Gileade said...

Não preciso dizer mais nada...

Ana Roberta said...

a Ana disse tudo e mais um pouco.
sabe aquele musiquinha "vai tomar no C*"?
pois.

Ana Roberta said...

e sabe gente cheia de inveja?
gente assim é gente cheia de inveja. e que não se enxerga. e que vai acabar a vida sozinha e, principalmente, sem amigos para dar boas risadas.
tô falando.

Helen said...

Eu já cheguei a uma conclusão: só dizem que você é/está linda se , além de linda, você for famosa ou influente. Caso contrário, sempre é isso tudo que vc falou: mas na sua idade? mas por que? mas quando? tem jeito? ô coitada...
Nessa altura da estrada, eu já estou na defensiva faz tempo. Quando um desavisado solta um 'o problema é essa marquinha, neam' eu já digo logo: pelo menos eu sei o que é fotossíntese! e o assunto morre ali mesmo. Eu fiquei amarga.

fabiana said...

Você se esqueceu de felar dos comentários sem noção do nocco estado civil, mas acho que isso é coisa para um post só dele, néam?

Eu acho que todo mundo tem aquela fase ruim na vida, de engordar, do cabelo cair, do corte não ficar legal, do aparelho dentário, da barriguinha saliente, enfim, da vida estar revirada e aparentemente sem jeito, ou esteticamente sem jeito. Acho uma falta de noção e de solidariedade como ser humano mesmo, esses comentários maldosos, como se ninguém passasse por isso.

Limão said...

Minha mãe é desse jeitinho, não pode ver alguém que vai sequinha comentar qualquer alteração pra pior no visual. "Você engordou hein???" é a preferida dela... Já cansei de brigar com ela, mas ela não entende que magoa...

Drica Menezes said...

pois é, as pessoas costumam cuidar tanto da vida alheia q esquecem ou fingem q esquecem das suas, pq se pararem para se auto analisar terão q encarar seus defeitos e fazer algo para mudar... então é mais facil cuidar da vida do outro... humpf... detesto isto...dá vontade d mandar todo mundo longe as vezes... ah eu tbm já engordei, emagreci, engordei, emagreci... agora fiz tratamento e emagreci... tbm perdi os cabelitos....hehe...mas a vida continua.... hehe...bjao...parabens pelo blog!