Thursday, July 26, 2007

Torcida, dá um refresco!

Todo mundo sabe o quanto eu venho gongando o PAN desde antes dele começar.

Mas depois que a coisa toda foi dando liga a minha verve esportivo-patriota-de-ocasião foi se manifestando aos pouquinhos até que ontem, no bar, eu soltei a clássica conjugação em primeira pessoa do plural: "estamos fazendo bonito!"

Me confesso uma encantada pela garra e pela superação dessa gente esforçada que inventa de ser atleta.

E é justamente porque eu enxergo mais o indivíduo do que o esportista que eu morro de pena dos competidores estrangeiros quando a arquibancada manda aquela vaia sonora.

Me partem o coração as histórias que o meu irmão, lotado na Vila Panamericana, conta dos cubanos deslumbrados com o café-da-manhã brasileiro que treinam e jogam com o mesmo uniforme e que, além disso, assim que terminam uma competição, correm para vender os equipamentos ou trocá-los por guloseimas, brinquedos ou calçados.

Eu sei que é muito difícil se conter num estádio, mas pensem que enquanto o Diego Hipólito - meu atleta favorito de longe, que fique claro - vira garoto propaganda de um banco e ganha cacife para pegar qualquer bofe responsa que lhe cruze o caminho, tem gente para quem o ouro não representa nenhuma mudança de vida muito significativa além, talvez, de umas rações extra de comida.

17 comments:

Gileade said...

Ai, que triste... fiquei com dó deles. De verdade. Só não quero que ganhem mais ouro... Mas é triste tanto para eles quanto para os nossos atletas sofridos, sobretudo os do atletismo, de maioria pobre e que, como você disse, talvez tenham esse mês apenas uma comidinha mais especial...

fabiana said...

Pára Andrea, tô sensível hoje...

Anonymous said...

A gente deveria aprender a não vaiar nenhum atleta - nem os americanos! Não se deve confundir um atleta com os políticos do país que ele representa. Torcer, tudo bem, mas ao final aplaudir o esforço de todos. Por isso que eu sempre digo que esporte só é uma forma de violência/guerra disfarçada...

Renata said...

nossa, morri de pena deles, coitados!!

fabiana said...

Concordo com o Edu, acho uma babaquice boçal vaiar quem quer que seja.

Anonymous said...

Tá, eu confesso, me encantei pelas pernas dos jogadores de hand e do polo aquático. Vocês viram o que eram aquelas coxas;)

Andrea said...

Ah, Tati, em casa a gente grita.No pro...rs

Vivien Morgato : said...

Não gosto , não ligo pra esporte.
Mas basta um cara subir chorando pra ganhar a medalha que eu choro junto, porque é uma coisa de louco a dureza, falta de patrocínio e o escambau.
Daqui e de lá.
beijocas.
Mandei um email pra vc, recebeu?

Andrea said...

Recebi não, Viv. Passa de novo. Bjs

anouska said...

gente, o que é o diego 'bibólito', hein?

Concordo com o Edu, acho uma babaquice boçal vaiar quem quer que seja. [2]

Marion said...

Andréa, estou com vergonha da torcida brasileira. Realmente lamentável este comportamento nas competições. Vaiar os atletas estrangeiros é muito feio. Falta de edução total!

Quanto aos cubanos,é triste a realidade deles. Eles não têm nada. E tem gente que ainda acha que viver em Cuba é bom! Afe!

San Lee said...

Pois é, Andrea, já até escrevi sobre isso tb.
Me causa 'vergonha alheia' o que a torcida tá fazendo... viram as provas de atletismo??? Atrapalharem a hora do tiro!?!?!
Que que é isso???

Agora existe um "catiguria" que merece ser vaiada: "As Piranhas Descontroladas".

Ana said...

Ai, que deprê.

Andrea said...

Meu irmão acompanhou a seleção argentina e disse que a torcida brasileira sempre joga lixo neles.

Anonymous said...

batalha,

Por que o povinho brasileiro não vaio jogar lixo lá no pessoal da CPI do apagão??

Eu amo muito quando alguns poucos brasileieros conseguem algum reconhecimento. Embora uma vez ouvi a Hortência dizendo que se neguinho soubesse quanto ganha um espostista profissional no país, teriam mais pais incentivando...só não sei onde que se forma um time como por exemplo de basquete feminino neste país. Com que recursos, com que incentivos?

Eu não sei bem o que dizer, tempo parecer anti-patriota, mas na verdade eu sou é patriota demais, mas sinto que o Pan faz parte ad parte 1'circo" da política brasileira. Pão no salário família, Pan para aqueles que podem pagar o seu pão.

Vivien Morgato : said...

é esse aqui : hannah_rj@yahoo.com.br ? beijos.
to mandando, se estiver errado, me dá um retorno no meu email:
vivien_morgato@yahoo.com.br, beijos

Master said...

Pior que isso foi um carioca boçal gritando "frases de efeito" contra os americanso na semi de vôlei. O criativo mandava: "Saddam!"; "Osama!"; "Vai pra casa imperialista!"; "MacDonald´s!" e por aí vai. Eu não tive pena de Cuba. Tive pena dos conv´veres desse imbecil.