Thursday, April 26, 2007

Preciso mesmo opinar?

- Eu não gosto muito de falar sério aqui, não. De chata já basta a vida e tem bilhões de pessoas omitindo opiniões embasadas e realmente diferenciadas sobre todos os assuntos blogosfera afora...por que logo eu teria de falar sobre o Programa de Desenvolvimento da Educação - o tal PAC da educação?

Não me apetece mexer em questões esgotadas - num espaço gigante, às vezes, com a maior pinta de matéria paga - por todas as formas de mídia, mas acho que, por ser "do ramo" posso oferecer alguns insights à discussão que, curiosamente, quase não conta com a participação de professores quando são eles os mais afetados pela suposta reestruturação da educação brasileira, um plano de metas que tem até 2012 para ser cumprido.

Algumas dessas metas, aliás, são hilárias e até vão bem com o tom sardônico deste espaço.

O Ministério da Edcação prevê, por exemplo, que até o final do ano que vem todas as escolas contarão com energia elétrica para funcionar.(!!!!!!!)

Que até 2010, toda unidade escolar deverá obrigatoriamente oferecer a seu aluno acesso a internet.

Nossa...tecnologia de ponta.

Num futuro não muito distante as populações ribeirinhas terão garatia de transporte até a escola, mesmo que ela esteja a seis horas de sua palafita.

Isso tudo é vendido como uma grande revolução, mas eu gosto mesmo é de quando se fala de docência.

Professor vai ser avaliado e terá seu piso atrelado a critérios de produtividade que levam em consideração a reprovação e a evasão escolar.

Alguém aí sentiu cheiro de aprovação automática?

E no final das contas, a competência em leitura tem de melhorar. É uma vergonha que alunos cheguem analfabetos ao Ensino Médio, alguém disse.

Cabe a nós, professores, motivarmos nossos alunos com aulas criativas e dinâmicas, afinal...o piso prometido até 2001 é de R$ 840, 00 por uma jornada de 40 horas semanais.

Isso até faria muita diferença mesmo em Sertãozinho(PI) ... porém, de todas as metas previstas, essa é curiosamente a única questionada pelos deputados. Os do eixo Norte-Nordeste, em particular, estão preocupadíssimos em saber de onde vai sair o dinheiro para pagar aos professores esse salário de marajá sem que as empobrecidas prefeituras sejam oneradas.

Eu gosto de viver em um país que se preocupa com a educação.

E que invoca Paulo Freire sempre que quer legitimar ações que supostamente vinculem certas medidas às necessidades do aluno.

Coitado do Paulo Freire.

Por causa dele, fica parecendo que aluno só tem necessidade.

Que aluno não é mais sujeito, e sim uma tábula rasa em cima da qual se escreve qualquer coisa.

Aluno não tem obrigação não, gente?

O professor e a escola é que devem prover tudo...até motivação?

No fim, a única coisa que eles aprendem é que não precisam se esforçar.

E sempre que pedem a palavra é para desanuviar dúvidas importantíssmas como as que se seguem:

-Profi, se eu não souber a resposta posso deixar em branco?

-Profi, aqui tá pedindo pra circular, mas eu posso marcar X?

-Profi, pode responder de caneta?

-Profi, são que horas?


-Profi, se você estivesse na ilha de Lost que apelido o Sawyer te daria?

Cabe mesmo a mim opinar sobre tão variadas , importantes e urgentes questões?

Pois então.

Do jeito que James é pentelho...certamente me chamaria de Profi.

17 comments:

anouska said...

ó, dona battle, eu discordo de algumas coisas, mas como opinião é igual bunda e eu acho que a tal da blogosfera já tem opiniões demais, nem vou entrar no mérito. eu agora só quero saber de coisas importantes, como o casamento da scheilla postado aí embaixo ou a moda para o inverno. =]

bjs

Andrea said...

Cris, feel free to disagree. Bjs

Anonymous said...

O item que fala que ano que vem todas as escolas terão energia elétrica mostra bem a situação do nosso país... no ano que estamos ainda têm cidades sem luz! Muito precário.
Sei que nossas escolas precisam de mudanças, mas como não vivo mais a realidade acadêmica, não tenho como opinar.

Mas que o sistema educacional público precisa de melhorias isto é bem claro. Mas acho que pacotões assim não resolvem, servem para chamar atenção da opinião pública e só.

Beijos

Ana said...

1 - esse negócio de que professor tem que motivar aluno é o maior mal da educação atualmente. Ah, vai se fuder, porra, professor agora é sinônimo de palhaço! Pode perguntar quem os alunos preferem: é aquele que pula, dá cambalhota, canta musiquinha. Ou seja, pra ser professor hoje em dia a gente tem que ser ator, cantor, sapateador, artista de circo, malabarista, modelo e manequim. Pra mim, aluno já tem que vir motivado de casa. Quer motivação maior do que ser/ter algo na vida? Quer ser putinha de axé ou jogador de futebol? pra isso não precisa de escola. Que nem apareça por lá - que vá ser rico e analfabeto. O problema não devia ser meu.

Ana said...

2 - Como diria mui inteligentemente amiga C, PAULO FREIRE DE CU É ROLA!

3 - Não vou nem comentar sobre o PAC, porque é ridículo demais pra que eu me dê ao trabalho. No final das contas, a culpa é sempre do professor, o filho da puta que não ensina direito, que não tem vontade de mudar a situação que tá aí. O político mostra a jogada fantástica, o professor não segue porque não quer. Os alunos querem muito estudar (prova disso é o comportamento exemplar dos fofinhos em sala de aula), só não encontram um profissional competente na frente deles.

4 - Resumo da ópera: político bom é político morto. Aluno bom é aluno morto. Professor bom é professor morto. Como diria a Regina, MORRI, CARALHO.

Ana said...

5 - Pardon my french.

fabiana said...

'- Profi, se você estivesse na ilha de Lost que apelido o Sawyer te daria?'

Hahahahahahahahaha [gargalhadas frenéticas]

anouska said...

ana, toma um banho frio. já!!!!!

Ana said...

Cris, a culpa é dos pedagogos!

Acho que errei no item 4! O resumo da ópera é PEDAGOGO BOM É PEDAGOGO MORTO!

Anonymous said...

Nossa mãe.

Eu sinceramente sou meio que ditatorial em algumas situações. Como assim o professor vai ter que "motivar" o aluno a estudar? Vai alguém viver com um salário desses, sustentar família e ainda querer inspirar os outros. Se o Robin Williams ganhasse o piso dos professores ele também teria se matado em sociedade dos poetas mortos.

Ok, vamos lá, dar condições para acesso, alimentação e blá-blá-blá, tudo bem, é ota fumiga, mas agora o aluno que está lá dentro da sala, bonitinho, também é obrigação do professor?

Tá certo que eu sou de outra época, estudei em escola pública, mas quem não queria estudar, levava bomba mesmo. Agora me parece que querem passar a régua, mais uma vez, se isso é possível, optando pela mediocridade.

Eu proponho fazer um supletivão de uma vez, formação completa em 5 anos. Do aprender a escrever a formação universitária. Daí não precisaria de tantos profesores e seus salários nababescos.

Ai saco, menos assuntos sérios, por favor.

Henri Castelli tá disponível de novo? Alguém me passa o telefone?

Andrea said...

Ana e Adelaidinha: SHI-DO-SHIS!!!!!

Fabi...o apelido mais certo seria AVALANCHE. heheheheheheheh

Anonymous said...

eu não acho que falar sério é ser chato. chato para mim são os programas preconceituosos de humor com suas piadas de mal gosto. beijos, pedrita

Anonymous said...

Acho que é uma arte vc conseguir dar aula num país tão carente de educação e onde os alunos estão cada X mais desinteressados. E é por esse motivo que depois da minha graduação, jamais pensei em exercer a profissão. Eu seria um péssimo professor.

Fê Guimarães said...

Num estado onde progressão continuada e aprovação automática já são realidade há alguns anos, essa história de PAC não passa de um grande engodo. Uma das minhas irmãs é professora, dá aula nos dois períodos, um em escola do estado e outro do município. As diferenças são gritantes. E a realidade é cruel: os professores é que se sentem desmotivados pelos alunos.

E vamos voltar a falar banalidades?

gus rocha said...
This comment has been removed by the author.
gus rocha said...

Eu queria fazer um comentário sarcástico ou indignado sobre isso.
O desânimo não deixa.
Odeio piadas de mal gosto como PAC, PAC-educação...

gus rocha said...

Vi agora:
http://www.comentando2.blogger.com.br/lula%20escola.jpg
(É uma imagem, não vírus)