Sunday, August 26, 2007

Quem quiser pode chegar

-

O quão antipática pode se tornar uma pessoa que simplesmente não consegue se locomover sem carro?

Pois eis que me dispus a chegar à casa de mamãe de coletivo e após duas horas de espera fiquei sabendo que o ônibus que eu precisava pegar mudou de nome.

Eu fiquei umas duas horas no ponto culpando o ENEM pela demora.

É que eu não me estresso mais mesmo com nada.

Fiquei ali debaixo do sol escaldante vendo a Feira de Caxias acontecer diante de meus olhos, nariz, ouvido e coração.

É que, além de ter crescido na cidade, eu sou paraibinha de pé rachado e aquele sinestético mercado popular já foi, assim, um momento alto da minha semana.

Meu pai sempre foi um homem muito justo e levava um domingo a mim e no outro minha irmã.

Depois que o meu irmão cresceu só ele era convidado, lógico.

Os cheiros e os sabores foram me buscar lá na parada do ônibus.

Tripa de porco, tapioca, pastel, ribana, forró, Roberto Carlos, milho, pimenta.

Tudo ainda muito familiar mesmo depois de tanto tempo.

Sumiram os bichos vivos e eu acho que por isso meu pai - que já foi um homem de gaiola na mão, Ana! - foi perdendo o interesse.

Para compôr o clima eu não podia deixar a feira sem levar o DVD pirata de Tropa de Elite.

O menino que escreve aqui já tinha cantado a pedra: trata-se simplesmente do maior fenômeno de distribuição pirata na história do cinema brasileiro.

Na aula de ontem, perguntados sobre o último filme que tinham visto, mais da metade dos meus alunos recomendaram a fita - prevista para chegar aos cinemas apenas no fim do ano - cheios de entusiasmo.

Consumidores de pirataria revoltadíssimos com a PM corrupta e com as patricinhas esclarecidas que financiam o tráfico.

É tão bom saber que as pessoas não perderam totalmente a capacidade de se indignar...rá!

16 comments:

Andre Viegas said...

Acho q foi na 5ª feira q eu assisti ao filme na sala de aula, no intervalo. Só pude ver até a metade, mas já pude compartilhar um pouco do mesmo sentimento q seus alunos.

Sobre a feira, eu acho q só fui uma vez. Atualmente, não sei se seria um lugar em q eu gostaria de "passear". Fui com o filhote no Uruguaina Shopping Rua e fiquei maluco com aquilo (OK, sou paranóico mesmo, admito) - muita tensão ao circular e ver tanta gente estranha...

Finalmente, nos dias de hj, andar de ônibus é motivo de muita admiração e respeito - pelo menos, por mim, q só ando de carro faz muitos anos.

Um beijo e boa semana.

Ana said...

Ecow, ecow, ecow!

Vc vai entender.

Andrea said...

Já entendi. Mas se trata de meu velho pai, ok?

Worlover, volte sempre! Eu achei estranho meus alunos virem cheios de discursos moralistas sobre o uso de drogas quando a pirataria também constitui um crime, né?

Ana said...

Ih, nem tava falando da gaiola em si, fia. Tava falando do todo. Vc sabe, ônibus, sol, feira, etc, etc, etc.

Anonymous said...

Odeio andar de ônibus!

Amo feira!

huahuahauahuahuahauhauahua

Marion said...

ônibus faz parte do meu dia a dia. Em geral não tenho muito stress com isso, somente quando o busão atrasa ou quando está muito cheio. Tenho sorte, pois são raras as ocasiões. O que cansa a beleza mesmo é o trânsito desta metrópole!


Beijos

Andrea said...

Rose, só tem tanto ódio de ônibus assim quem não dirige. Ontem eu tava louca para terminar um livro e o longo trajeto até a casa da minha mãe me paraceu o ideal.

Terminei um e comecei outro.

No caso da Marion, acredito que a leitura tá sempre em dia. Sem-pre.

Pedrita said...

aqui em são paulo cada vez está mais impraticável andar de transporte coletivo. e eu ainda tenho o azar de não ter metrô por perto. eu ia ter, mas estou do lado daquele buraco engole tudo do metrô então tudo atrasou. com o metrô vai ser mais fácil. agora ônibus? vixe, nem pensar, só com muita, mas muita boa vontade. aqui é um horror. gente pendurada na porta, homem faltando com o respeito. enfim, um inferno. beijos, pedrita

Anonymous said...

Como não dependo de ônibus, acho que é uma experiência interessante. Mas se dependesse dele acho que iria odiar com todas as minhas forças.
Feira lembra infância, sempre:)
Beijo.

Anonymous said...

humm..fiquei interessado no filme...já está disponível pra locação?

bjo!

Fê Guimarães said...

Desde que comprei meu primeiro carro, há 15 anos atrás, é muito raro eu andar de ônibus. Urbano, é claro. Para viajar, sou muito mais o conforto de uma poltrona reclinável, ar-condicionado e "motorista particular" que um bom ônibus propicia, do que passar algumas horas de tensão em uma auto-estrada qualquer.

BTW, o piratão de "Tropa de Elite" tem imagem boa, ou é igual àquelas tosqueiras com imagem de cinema?

Andrea said...

É perfeito. Imagem nota 10. Dizem, no entanto, que o filme pode ser recortado e o final pode ser mudado.

Anonymous said...

Batalha...a última vez que eu entrei no buzao foi com vc!!! Eu sou neurótica, vc sabe..

Vivien Morgato : said...

Andrea, na minha época, tinha "robalto"...ainda existe isso?bj.

Andrea said...

"É, sim,lá em Acari" hahahaha

Vivien Morgato : said...

Na minha época tinha uma no começo da 25, perto da Câmara...
To postando uma coisa pra vc, beijos.;0)