Friday, August 03, 2007

PARA GOSTAR DE LER

Adorei o dever de casa que a Vivien me deixou no blog.

Falar de livros é sempre um prazer para mim.

Já ganhei com eles dinheiro, insights e amigos.
Viajei no tempo e a todos os cantos do mundo sem sair do meu quarto.

No entanto, reduzir as obras que mais me influenciaram a apenas cinco é praticamente impossível.

A lista que segue é só uma tentativa já de antemão frustrada:

1. Primeiro as damas

Eu li o conto que dá o título à coletânea talvez na quinta ou na sexta série e me senti fielmente retratada pela menina que segue agarrada ao livro como se fosse seu amante. Trata-se de uma das imagens mais bonitas da Literatura Brasileira.
Uma reles atividade de livro didático me levou a outras leituras e ao encontro com Felicidade Clandestina e com Clarice Lispector, uma das autoras que mais me tocam mesmo em seus textos mais elaborados e herméticos.

Mas foi a simplicidade de um conto curto que me preparou para eles. E acho que para todos os livros da minha vida.

2. Ai, a língua...

Eu sempre reluto em reduzir Luís de Camões a listas de autores apenas fabulosos porque se trata, para dizer o mínimo, do homem que inventou o nosso idioma, o que o coloca num patamar quase inatingível.

Além do primor formal, eu que já li Os Lusíadas mais de dez vezes sempre descubro uma faceta lírica diferente nesta epopéia cheia de peripéciaas que eu acho que só não filmaram ainda por preguiça. De ler.

O livro ganhou injusta fama de chato, mas funcionar cognitivamente nesse momento da língua pode ser um exercício fascinante.

As loucas aventuras de Vasco da Gama em direção às Índias ficam de bônus.

3. Oh, captain, my captain!

Admito que cheguei ao Walt Whitman como toda adolescente-mediana-metida-a-informada da década de 80: através do filme Sociedade dos Poetas Mortos.
Eu vivia escrevendo versinhos dele na minha agenda brega e eles figuravam ao lado da mais baixa sabedoria de roviária na linha Alberto Brizola.
Foi só na faculdade, quando eu já tinha Inglês e maturidade suficientes para sorver Folhas da Relva é que as reflexões do Whitman sobre o extraordinário da vida comum passaram a fazer mais sentido para mim.

O livro acabou se firmando mesmo como meu manual de auto-ajuda, ao qual eu sempre recorro em momentos de tédio ou insatisfação com a minha existência.
Adoro abrir ao acaso e ler um verso qualquer.

E também ler de cabo a rabo, uma vantagem do volume único, que reúne toda a obra poética do autor.

4. Holden Caulfield c'est moi.

Nem Madame Bovary nem Capitu. Minha alma gêmea ficional é o protagonista de O Apanhador no Campo de Centeio em toda a sua amargura e inadequação.

Esse livro me influenciou tanto que houve uma época da minha vida em que eu praticamene só falava em Holdenês. No duro. Acho até que nunca perdi essa mania cretina.

É que foi um choque muito grande para mim quando, aos dezesseis anos, eu descobri que eu não era a única alma incompreendida no mundo.

Obviamente, fui levada a degustar mais J.D.Salinger e até reconheço que ele escreveu coisas melhores - uma obra bastante subestimada em função do fenômeno que se tornou O Apanhador - mas sem o mesmo impacto.

Até hoje meu sonho de turista é ir a Nova York e refazer o trajeto do Holden à pé.

5. Cota

Eu não podia me despedir sem citar o maior autor vivo da Língua Portuguesa.
Ele mesmo, o Luís Fernando Veríssimo.
Não seria lógico deixar de prestigiar a crônica nessa seleção. Gênero menor, my ass!
A verdade do mundo está toda nas Comédias da Vida Privada e é esse, em suma, o livro que eu queria ter escrito.

Nesse mesmo tom debochado e direto de conversa de bar.
Pena que esse blog bobo seja tudo de que eu sou capaz.

*

Me despeço tristíssima e de joelhos diante da genialidade de Machado de Assis, Oscar Wilde, Fernando Pessoa, José Saramago, Emily Dickinson, Gabriel Garcia Marquez, Caio Fernando Abreu, e tantos outros que eu amo e precisei deixar de fora.
*
Mais fácil foi pensar nas pessoas para quem eu vou entregar o bastão.
Esses aqui vão adorar:
Pedrita, para quem vai ser rotina.
Marion, que é super disciplinada.
Wans, que vai sofrer para se decidir.
Cris, que vai multiplicar.
Gileade, como um cartão de boas-vindas à blogosfera.
E, claro, quem mais quiser.

9 comments:

debora said...

eu sou o holden, sempre me vi assim. sempre.

dita von claire

anouska said...

bom, eu nunca li salinger, mas pelo jeito eu e o holden devemos ter coisas em comum.

[a tarefa vai ficar de dever de casa de fim de semana...]

Unknown said...

Delícia de post, parabéns pela lição bem feitaaaaaaaaaa...
Esse último do LFV eu comprei agooora, acabei sde passar em um livraria com 50% de desconto - ou seja, o paraiso dos leitores..- e comprei algumas coisas, entre elas, essa delicia desse cronista geeeenial.Beijos e parabéns.

Marion said...

Déia, nunca li nenhum dos livros mencionados. Aliás, confesso que nos últimso tempos tenho lido muito menos que gostaria... preguiça mesmo!

Bom, vou pensar na nobre missão no fim de semana e segunda feira a minha lista estará devidamente postada... se eu estiver inspirada poder ser que saia no domingo!

Beijinhos... mas estou com a sensação que minha lista de livros será uma coisa bem "pop"... nada muito cult...

Anonymous said...

hahahaha, sacanagem, hahahahaha, hehe, mas confesso que quando vi na vivien fiquei afim de fazer um post sobre isso tb. uma hora faço. pera um pouco, mas faço. adoro clarice, mas esse não li. gostei de os lusíadas, mas amei mais as líricas. não li na da do walt whitman, anotado. não li o apanhador. não tenho muita paciência com o luís fernando veríssimo. acho ele genial, mas não tenho t.. em lê-lo. beijos, pedrita

Gileade said...

Caramba! Fiquei uns dias sem entrar na internet e só agora vi que tenho dever de casa. Assim que der eu respondo.
Beijos e obrigada pelas boas-vindas.

Anonymous said...

Olha só, nesta semana mesmo conversei via coments com a Helen (regard la lumiére) sobre o tanto que o Veríssimo é bom, e como tem gente que insiste em afirmar que é "leitura de banheiro". Já até briguei por causa disso.

Andrea said...

Amei escrever e multiplicar esse tópico.

Anonymous said...

Eu te odeio!

Fico aqui já me remoendo, tentando escolher um top 5 best books ever. Só sei que "O Apanhador..." tb faz parte do meu top. Mas ainda sim é difícil.
Gostaria de ler algo do Walt Whitman. Seu post já valeu como dica.
Vou pensar depois volto aqui.

bjs