Friday, August 24, 2007

Em busca do macho-gamma

Toda quebra de paradigma divide as pessoas entre os entusiastas da novidade e os apegados à velha ordem e quase nunca se vê muita reflexão entre os defensores de uma ou outra corrente.

Na maioria das vezes parece só que se você escolheu um time, deve fechar com ele e defendê-lo cegamente até a morte.

Penso em dois colegas de trabalho com quem costumo discutir esse bobajada homem-mulher e chorar meus relacionamentos falidos.

O primeiro se orgulha da própria macheza como se houvesse algum mérito em ser meramente portador de um pênis. Mas há alguma doçura na forma em que se recusa terminantemente a dividir a conta no bar e explanar suas inseguranças. Ele diz que é fruto da criação tradicional que recebeu e que simplesmente não consegue pensar nos gêneros como pares. Para eles, é dever do homem prover e proteger. A mulher só precisa ser submissa e ter bunda grande.

O outro se define como um homem do terceiro milênio: lava louça, cozinha, chora, discute a relação e ouve a namorada em todas as questões. Nem esquenta a cabeça se a mulher ganha dez vezes mais do que ele. Tudo se resume , em seu conveniente ponto de vista, a uma evolução natural da qual o antenadíssimo macho beta não pode ficar de fora.

Eu fico cá pensando com meus botões, talvez pregados por um homem,no quanto as mulheres que sempre almejaram uma posição, digamos, mais alfa nas relações, têm mesmo para comemorar.

Minha ex-analista dizia que muitas de nós não encontram um par justamente por isso. Se já tá tão difícil conseguir um homem qualquer o que dizer então de um que ganhe mais do que você?

Aparentemente, até o sucesso trabalha contra a mulher, restringindo radicalmente suas opções a não ser que ela ceda ao talvez fofíssimo homem-beta.

Bom, eu já estive lá, e não foi só uma vez. Posso falar por experiência própria. Nunca vi homem que chora prestar. Me desculpem. Ele pode existir, mas eu não conheço. E se eu conhecer eu acho que vou brochar de qualquer forma.

Mesmo entendendo que a maioria dos papéis desempenhados por homens e mulheres ao longo da História foram culturalmente construídos não sei até que ponto podemos nos livrar do peso dessa carga.

Para mim, seria meio como abandonar algumas práticas de higiene, igualmente adquiridas através dos meus antepassados.

Mas nem por isso a gente precisa gastar uma linha sequer para falar de como o macho-alfa também se tornou obsoleto.

Talvez esteja faltando mexer um pouco a receita para acretar o ponto do meio-termo.

Será que é muita ousadia sonhar com um homem 100% heterossexual ( minha ex-analista também dizia que isso não existe...) que não seja tão óbvio em suas atitudes ou uma aberração oriunda da patrulha politicamente correta que veta espontaneidade a todo e qualquer ser humano?

Ou é só mesmo coisa de mulher essa mania de estar eternamente insatisfeita?

Ao menos os sapatos eu sempre encontro no meu número e na cor que eu quero.

17 comments:

Vivien Morgato : said...

Querida, vc matou o enigma: mexer a receita e acertar o ponto...
O post está delicioso.
beijos.

Helen said...

E pensar que eu cheguei aqui por conta de disturbios alimentares rs

Fecho com você, homem que chora, cedo ou tarde dá trabalho. E tédio.
Mas eu faria o Guedes até ele chorar.

Marion said...

Amiga, eu sou casada com um macho-beta. A sua definição encaixa certinho. E não tenho do que reclamar.
Sabe, eu acho que muitas relações naufragam pq as pessoas querem encontrar a mesma realidade dos filmes românticos. Só que a realidade não é tão doce assim, nem mesmo quando a gente encontra o nosso par perfeito. Sempre vai ter alguma briguinha, algum choro, problemas com as respectivas famílias metendo o bedelho... enfim, nada é perfeito. A questão é saber quando vale a pena seguir em frente, apesar dos probleminhas de percurso. Garanto que vale a pena! E muito!
Beijos

Adorei o post!

Renata said...

homem que chora só presta pra ex. daqueles com quem a gente nunca mais quer falar, porque lembra do chorinho e morre de raiva.

Anonymous said...

eu gosto de homens sensíveis. detesto os machões. até entendo o da foto que vc colocou, ele é de outra geração. eu estranho muito machões jovens, como aquele que interpretou o personagem que namorou a nanda que teve gêmeos. o ator disse que ele quer ter um filho pq ele é macho dominante. tenha dó! vai ser ridículo no inferno. prefiro o gostoso do ex da eliana que adoraria que caísse na minha praia. beijos, pedrita

Ana said...

Meu homem chora. Às vezes é fofo.

gus rocha said...

Hmm...
Prefiro ser retrógado, machista e conservador do que um chorão.
Inclusive, na hora H, 73,45% das mulheres preferem os monstros insensiveis e chauvinistas.
Se um dia essa percentagem mudar, eu (finjo que) mudo.

Hehehe.

Anonymous said...

Se é para escolher, assim como escoho meus amados sapatos.
Quero um alfa na cama e um beta fora dela...rs

A Jana e o Ti said...

Eu acho que é como vc disse no final: é mania de mulher estar eternamente insatisfeita. Não vejo problema algum no choro, depende de como ele apareceu. O meu homem chora. E acho linda a sensibilidade e paciência e serenidade com que ele olha pra vida e me acalma... me acalma... e conversa comigo, e sofre comigo, mas me aponta caminhos... ou pelo menos me ajuda a achar um... não sejamos tão radicais: choro vale, frouxidão é que não.

Julianne Gouveia said...

eu não encontro nem os sapatos... meu pé de criança não comporta os números grandes feitos para adultos... ¬¬

anouska said...

ahuahauahuhauahua, o meu marido chora, tá. pronto, falei. e eu nem sabia que homem-que-chora era um tipo assim tão, digamos, combatido. eu odeio machos-alfa. e já me conformei com o fato de que os homens, ao contrário de certos sapatos, não são perfeitos. e eu ainda prefiro um que chore a outro que me trate como objeto [sim, isso existe muito, não é invenção de quarentona...] o meio termo seria a equação ideal, mas talvez a melhor verdade que a idade ensine [olha eu falando como A velhinha] é justamente essa: o ideal simplesmente non ékxiste, fia. adorei o post.

bjs

anouska said...

olha, agora que eu li o comentário da marion com calma, assino embaixo.

fabiana said...

Me batam, mas, homem que chora e metrosexualismo é altamente brochante. Eu não quero sentir pena do meu macho, quero que ele me defenda, me compreenda ( e pq não? pelo menos tente) e na hora certa puxe meu cabelo e mê uns pegas.

fabiana said...

Mais um voto à favor do meu termo (me entendam)!

Fê Guimarães said...

Eu sou meio chorão. Mas tudo bem. Pertenço a outra catiguria de homem mesmo...

Ah! E quando comecei a ler o post tive plena convicção de que terminaria falando em vestidos, sapatos ou algum tipo de acessório. No fim, são raras as mulheres que não recorrem ao método da substituição... hahaha!!!!

Andrea said...

Batalha, a previsível. Uénnnn!

Gente, todos os homens que choraram diante de mim estavam fazendo chantagem emocional. Peguei nojinho.

Andre Viegas said...

Obrigado pela explicação, minha xará querida.

Mas acho q vou gastar um tempo tentando entender onde me encaixo nessas definições.

Ou tvz seja melhor vc definir.

=)