Wednesday, December 19, 2007

West Side story

Não bastasse a peculiar feiúra característica dos municípios da Baixada Fluminense, minha cidade foi também atacada por políticos esforçados em fazer aparecer - esteticamente - o dinheiro da refinaria, que pelo jeito anda sobrando.

Mas não tem aquela coisa de mulher pobre que quando se arruma só parece ainda mais feia? Pode se vestir de diamante e Chanel da cabeça aos pés que a cara batatuda sempre denuncia a origem. Pensem em Kelly Clarkson e Lucielle di Camargo. O fato é que a pobreza também pode ser bonita desde que não queira se fantasiar de outra coisa.

Com Duque de Caxias acontece igual. A elefante branco assinado por Niemeyer apenas acentua o tom cinza do em torno, provocando um efeito visual estranho, triste e opaco. A perfeita tradução da Belíndia.

Tem também uma decoração de Natal que torna a noite clara como o dia e que depende , para evitar atos de vandalismo, de patrulha policial 24 horas por dia.

E eu já contei várias vezes aqui de como uma sala de aula administrada por esse mesmo município permaneceu até o último dia letivo sem porta e sem ventilador. Porque não há verba.

E eu nem vou começar a falar nos capacitadores pagos a preço de ouro para melhorar a performance dos professores porque parece bem claro aos donos do poder que é esse o grande problema da educação local.

Eu confesso que penso pouco essas questões porque eu costumava me proteger de muita coisa aqui na região mais nobre (???) da cidade - há dois minutos da Linha Vermelha - porque raramento piso do outro lado da linha do trem . Mas o reality check, como de costume , veio na forma de uma canetada do poder público.

Fecharam quatro turmas na minha escola e eu me tornei uma professora excedente. Passei os últimos dias correndo atrás de um novo lugar para trabalhar em função de uma mudança que sequer foi escolha minha. E eu fui parar doladodelá , no coração da Belíndia , onde a periferia urbana não se disfarça mais daquela gostosa caracterísitica rural que faz com que os alunos nos levem, de quando em quando, frutas frescas colhidas do quintal.

E as turmas de 35 alunos passarão a atender 50. Deve ser sugestão dos tais capacitadores, que adoram falar em "socialização do educando" como importantíssimo "componente atitudinal".

Primos daquela gente que afirma que a hedionda decoração de Natal "eleva a auto estima da população".

15 comments:

fabiana said...

Você disse 50 alunos?

Jésuis!

Anonymous said...

realmente essa imagem não está nada inspiradora. beijos, pedrita

Anonymous said...

Eu terei que nascer de novo para entender o porquê privilegiar o ensino superior enquanto a alfabetização é praticamente ignorada.
Enfim, bem estranho esse "monumento" (será que acertei o termo?), seja lá de quem for.
Beijos.

Anonymous said...

Esse comentário de cima é meu.
Tati Tatuada

Marion said...

Olha, os políticos parecem viver em uma realidade a parte. Aqui tb inventam cada projeto idiota só para jogar dinheiro fora...para cuidar do que é preciso ser cuidado nunca há verba!

Anonymous said...

por isso q eu não dou aula em escola... cara, não tenho paciência não adianta...
mas q é belíndia? é o nome do lugar msm?
bjs

Andrea said...

Bella, Belíndia = Bélgica + Índia.

Andrea said...

Tati, não é monumento,, é um teatro.

Anonymous said...

hein??

Ingrith said...

"A elefante branco assinado por Niemeyer apenas acentua o tom cinza do em torno, provocando um efeito visual estranho, triste e opaco"

Ainda acho que as obras de Niemeyer só combinam com Brasília, ele agora fez um ovo, é o museu, ele, por si só é estranho, mas no "conjunto da obra" fica maravilhoso!!!!

Falando em aberração, tem que ver um presepio que o Joaozinho Trinta fez pra Brasília HORRIVEL!!!!!

50 alunos eu compartilhei quando fazia cursinho pré vestibular, fica uma zona! Aff

Vivien Morgato : said...

Andrea, onde fica essa obra? Eu sinto uma coisa estranha quando vc fala de Caxias,porque com todos os trilhões de problemas foi onde cresci e sinto uma coisa esquisita, uma coisa mais ou menos assim: virei campineira...mas por dentro sou caxiense, caxiense...;0)
O mais incrível é que quando eu morava ai,era ainda pior...
Eu frui número 54 na chamada e nem era a última.;0(
( E minha professora de português acahva que eça de queiroz era mulher, nao sacava ironias em texto...hum...)
grande beijo e força por aí.;0)

Renata said...

parece uma embalagem de carlton.

você precisa ver o chafariz que tem numa praça daqui. a água escorre por umas pilastras, é uma coisa fina mesmo.

Andrea said...

Viv, fica na milenar Praça do Pacificador. Retiraram os camelôs e puseram isso no lugar.

Renatinha, tem outdor com a carinha linda do prefeito? Então já enfeitou...rsrsrs

Buraco said...

wow, awesome article post.Thanks Again. Really Great.

Rummikub said...

Thanks for sharing, this is a fantastic post.Thanks Again. Fantastic.