Wednesday, May 09, 2007

Vigiar e punir: Batalha em modo acadêmico

Uma resenha, um projeto, uma revisão e um abstract me transportam às remotas eras em que nada saia de minha boca sem que Bloom, Hutcheon e Foucault endossassem minha estética, meu cânone, minhas palavras e minhas coisas.

O revival não tem nada de sentimental e eu queria escrever uma justificativa que dissesse apenas: "porque eu sou ótima, ué"

Como eu sei que não cola, prefiro que o sr. Whitman , um pensador igualmente brilhante, fale por mim:

WHEN I heard the learn’d astronomer;
When the proofs, the figures, were ranged in columns before me;
When I was shown the charts and the diagrams, to add, divide, and measure them;
When I, sitting, heard the astronomer, where he lectured with much applause in the lecture-room,
How soon, unaccountable, I became tired and sick;
Till rising and gliding out, I wander’d off by myself,
In the mystical moist night-air, and from time to time,
Look’d up in perfect silence at the stars.

Quando ouvi o sábio astrônomo;
Quando as provas, as figuras, foram postas em coluna diante de mim ;
Quando me mostraram os gráficos e os diagramas para serem medidos, somados, divididos;
Quando ouvi o sábio astrônomo e sua conferência muito aplaudida,
Me senti rapidamente farto e cansado;
Até me levantar e sair, a ermo e sozinho,
No místico e úmido ar noturno, para de tempo em tempo,
Contemplar as estrelas em perfeito silêncio.


9 comments:

anouska said...

ah, que lindo. às vezes eu tenho umas crises tal e qual whitman. vontade de sair e largar tudo. mas resenhas, projetos e abstracts são parte da vida. acadêmica, pelo menos. e comparando com torturas impostas por certas empresas a seus professores, nem me parecem tão ruins assim.

bjs

Olha...e se eu pudesse entrar na sua vida... said...

acho que por ficar a olhar as estrelas demais nunca levei a cabo a tal vida acadêmica. Às vezes sinto falata de ficar numa sala cheia de gente contando vantagem de como li, como sou inteligente. Mas num é mais meu momneto hoje. Ainda num sei se isso é ruim memso ou diferente apenas...

Olha...e se eu pudesse entrar na sua vida... said...

até porque, nem sei mais soletrar em português, olha que horror! rsrsrs

fabiana said...

Bela foto!

fabiana said...

Já gritou:

"Chega! Chega! Cheeee-gaaaaaa"...

hoje?

Ana said...

Eu amo Walt Whitman! Amiga C diz que é pq eu só gosto de poesia que não rima.

ps1: Mari, eu tb não sei mais soletrar. Voc~e pelo menos tem uma desculpa!

ps2: Battle, cubra as vergonhas desta gordinha!

Anonymous said...

eu nao entendi nada do q a battle postou pq eu sou loira ou pq ela é doida mesmo?

Anonymous said...

Oi!!! Que saudades! Aqui ate seu blog fala em alemao!!! A viagem esta muito boa! Tenho visitado muitos lugares lindos e tirado mutias fotos!

Passei aqui apenas para falar oi ! Ateh a volta!!!
Beijos

St. Mário said...

amo o Walt de paixão. bjs.