Wednesday, November 07, 2007

Olha, lá vem ela

Eu poderia gastar mais algumas linhas desse blog incensando as séries da HBO ( "It's not TV!") e do Showtime e a incontestável qualidade artística das produções desses canais que , com seus personagens bizarros, disfuncionais e desbocados conseguiram elevar a televisão a um patamar de qualidade comparável ao do cinema de arte mais intelectualizado que se possa imaginar. Séries como The Sopranos, Sex and the city, Weeds, Queer as folk e Six feet under contam já com arsenal de fãs munidos dos mais justos argumentos políticos e estéticos para defendê-las e não precisam mesmo que eu me ocupe delas ou das novatas - e já consagradas- Dexter e The Tudors. Tem mais graça falar do programa que atingiu picos de audiência nos EUA requentando a fórmula do underdog que luta para se virar num ambiente hostil, mais uma fábula de self-made...woman, um tema que não cansa de agradar os mais duros corações ianques há décadas. Para quem é brasileiro e acompanhou a impagável trama colombiana que inspirou o programa americano não tem como entender o sucesso dessa empreitada baseada numa premissa tão ridícula, o que faz de Ugly Betty ( o programa, bem como a personagem título) para nós um patinho feio. Eu também não queria ver, mas acabei me rendendo e divido com vocês as principais razões que fizeram de mim uma fã tão entusiasmada desse seriado:
--
* Em primeiro lugar, o dinamismo da narrativa. Ugly Betty assume o melhor de sua origem nos capítulos que sempre terminam com um super gancho para o próximo episódio e explora de forma escrachada todos os clichês da telenovela: os amores impossíveis, a ambição cega, as disputas de poder e , claro, os indispensáveis erros de pessoa.
--
* A cenografia vibrante também é um atrativo. Como o principal cenário é uma revista de moda, é de se esperar que os figurinos deslumbrantes cheguem muitas vezes a quase nos cegar. Mas é justamente da mobília modernosa - e na forma como a personagem-título acaba interagindo com ela - que surgem as situações cômicas mais inesperadas.
--
* É o programa mais gay da história. Tem bee para todo gosto: adolê, fashionista, transex e até aquela que acaba discriminada por não saber dar pinta. Justin, o sobrinho biba da Betty, é a coisa mais fofa desse mundo encenando Hairspray no metrô de Nova York.
--
* Vilões, vilões e mais vilões! Liderada pelo chicote Prada de Whilemina Slater (uma irretocável composição de Vanessa Williams, quem diria!) a gente ruim dessa série é hilária, exagerada e ...humana às vezes, como bem cabe ao primetime edificante-groselha da ABC. Meus preferidos são a divertidíssima dupla de paga-paus Marc e Amanda, de longe protagonistas das melhores tiradas maléficas contra a nossa heroína inadequada.
--
* Ah...e mais essas coisas aí que encantam os americanos também. Betty Suarez é antes de tudo uma cucaracha do Queens que não se rende à pressão do novo meio para se tornar mais magra ou passar a trajar tons pastéis. E isso é encantador e admirável, queiram ou não. Especialmente num mundo em que as pessoas estão cada dia mais iguais as outras.
--
A estréia é hoje, na Sony, às 20 h. Juntinho com o igualmente imperdível Brazil`s next top model. Confiram!

23 comments:

Fê Guimarães said...

Devidamente gravado! Depois que eu assistir, volto a comentar...

Anonymous said...

ai, vou ver, vou ver!!!
tem reprise, vou programar o video (sim, eu ainda tenho video, só pra poder gravar as séries cujos horários são ruins pra mim!)
adorei cold case! viciei já!
bjks

Andrea said...

Bella, esse season premiere da segunda-feria só com músicas do Nirvana foi um dos mais lindos.

Marion said...

Déia, ainda não vi a Betty. Preciso ver!!!

Ah, comecei a ver uma série nova. É o assunto do meu post de hoje!

Beijos

Pedrita said...

acredita que nunca vi bete a feia? não gosto da estética da novela. tudo feio, iluminação, fotografia, figurino. não curto não. beijos, pedrita

Helen said...

Ai, eu vi metade ontem!O sobrinho é imperdível!!! Eu gosto muito desse jeito primeiro mundo de fazer novelas, eles dão um ar de película, cada episódio é um filminho ;)

Impressão minha ou a Lívia não gostou de ter ficado??? :O

Andrea said...

Hel, não sei, mas quanto às outras...não conseguiram esconder a decepção...rs

Galega said...

Não me contem nada, vou ver a reprise de BNTM ainda!

Ugly Betty está na minha agenda somente por sua causa sua fanfarrona, se eu não gostar te vaio!

EU GRAVEI OS 5 CAPÍTULOS DE B&S PRA ASSISTIR NO FDSEMANA!

meprocessem@com.br

Andrea said...

Ai, eu acho B&S tãao fraquinho, esperei tanto por essa série mas no epi de ontem, diante da descoberta de mais um problema médico, parecia mesmo que eu estava vendo Páginas da Vida de novo. E eu nem gostei dessa novela...

Ingrith said...

Como eu não tenho TV a cabo eu não vou ver hauhauhauahua

Renata said...

eu li a respeito no jornal e não tinha me chamado atenção, mas lendo aqui a gora, me deu uma vontade louca de ter cable!

buááá

fabiana said...

Ay cara, eu assistia a novela colombiana...

Anonymous said...

Eu até tentei resistir.
Consegui por quinze minutos.
Depois tive que colocar na Sony e assistir UB.
Amei!
Amei por todos os motivos já citados.

Quanto à BrNTM, gostei da eliminação dessa semana.
Já tava na hora.
Sua xará, diferente de você, é esquisita demaaaaaaaaaaaaaaais!
Só perde pra Érycka.
Mas essa não deve sair tão cedo pois todos babam o ovo dela... Argh!

Cinthya Rachel said...

eu tava meio assim de assistir devido a novela original, mas confesso que AMEI! muito bom mesmo, cenário, figurino, luz, tudo impecavel

Andrea said...

Rose, ue torço pela Érycka!!!

Cyn, tudibom, né?

A Jana e o Ti said...

"...uma cucaracha do Queens que não se rende à pressão do novo meio para se tornar mais magra ou passar a trajar tons pastéis. E isso é encantador e admirável, queiram ou não. Especialmente num mundo em que as pessoas estão cada dia mais iguais as outras."

Perfeito. Falamos disso outro dia, né? Nada de ser normal, viva a diferença! Mas confesso que já não vejo mais, pra mim bastou a primeira versão, aquela de aaaaanos atrás...
Bjo!

Wans said...

Déia, eu ainda não tinha lido esse texto e vc disse exatamente o que achei de "Ugly Betty", simplesmente gay!

HBO e Showtime são os melhores canais ever!

Patricia Scarpin said...

Eu vi a estréia e amei! Não vou perder por nada o programa.
A parte do poncho me fez chorar de rir.

anouska said...

nada a comentar... =]

Anonymous said...

Quando a minha amiga me disse que tinha o DVD dessa série eu pensei que seria chatíssima mas mesmo assim assisti. A partir do segundo capítulo fiquei viciada e também ADORO o sobrinho dela. A Whilemina Slater e o Marc são o máximo!

Camila
mesmachuva.blogger.com.br

Wally said...

De fato a versão colombiana percorreu america latina inteira antes de virar sucesso de publico cucaracho americano, aliás acho que é a primeira novela que consegue semelhante fato, entrar no mercado americano dessa forma.
A história é bem pastelão, e já deu filhotes.
Imaginem uma mistura entre "Chiquititas" e "Betty a feia". Isso existe, e se chama "Patito Feo". Tá passando na Argentina. Dá medo. Muito medo.
Meus sobrinhos adoram... Sabem até as dancinhas. Tenho que colocar o video da minha sobrinha dançando as músicas após a lavagem cerebral do seriado.

anouska said...

for god's sake, mórreu???? não, né? pelase. posta alguma coisa que eu já não aguento mais esse aparelho sorrindo pra mim toda vez que eu chego aqui, hehehehehe! bjs [theo, afilhado da delaide nasceu!]

fabiana said...

Odeio quando vc some!