Saturday, September 16, 2006

Please don't say "foi mal"

O You-Tube também destruiu a sua vida?

Eu vinha num processo legal, caminhando para uma relação saudável com a internet...até que a chance de rever clipes toscos e todos os pileques de Heleninha Roitman me congelou horas diante do micro sem a menor noção do tempo perdido nessa atividade nada produtiva.

O que eu mais gostei foi de poder ver quadros de stand-up comedy que jamais seriam disponibilizados por essas bandas. Ah, foi mal aí pra quem não entende esse tipo de humor, mas trata-se certamente da forma de arte mais completa e formidável que existe. Segurar a atenção de uma platéia só com texto, microfone e atitude é o sonho de todo professor, né? Talvez por isso eu admire Jerry Seinfeld mais até do que Camões e Madonna. Eu adoro as narrativas torpes e as reflexões amorais sobre o cotidiano...para mim, quanto mais politicamente incorreto, melhor. Foi mal se você se vê retratado no patético da vida, mas eu quero é rir desse mundo estranho! O tom digressivo desse blog não é meio metidinho a engraçado? Confesso, sou uma comediante frustrada.

Graças aos conselhos de um amigo professor e também comedian-wannabe, vi tudo o que pude do Chris Rock. Ao mesmo tempo em que me apaixonava perdidamente pela série que para mim foi a grande estréia da temporada 2005-2006: Everybody Hates Chris, onde Rock passa a limpo sua adolescência de menino negro no Brooklyn desconstruindo e escrachando todos os mitos relativos à democracia racial que os EEUU ainda tentam ingenuamente vender ao mundo . Ele toca fundo na ferida e incomoda muita gente que já acusou o programa de ser panfletário e chulo.

Uma das incomodadas - por outros motivos - foi uma ex-professora de Chris Rock, mostrada na série como uma senhora doce e bem intencionada, mas que sempre que tentava ser inclusiva dizia ao garoto coisas como “Você e sua gente...” Causou furor na mídia o mea culpa da velhinha, retratando-se por suas atitudes racistas e anti-pedagógicas numa carta ao comediante. O engraçado é que a ficha da coitada só caiu agora, mais vinte anos depois, quando ela assistiu a série e conheceu o ponto de vista do menino que ela imaginava ter tratado tão bem. Ou será que ela "se arrependeu" só porque todo mundo viu? Não seria a primeira a oferecer ao mundo desculpas vazias, certamente.

Graças à minha catarse bloguística, tive meu dia de Chris Rock. Esbarrei certa noite com o vilão de uma das narrativas: “Legal seu blog, você escreve bem, não pensei que você fosse tão engraçada...blablabla”. Eu me achando a tal...coitado, isso é apenas UMA das coisas maravilhosas sobre mim que você não quis descobrir...até que: “Aí...foi mal. Não sabia que você tinha ficado chateada. Tá muito gata, hein? Vai entrar?”

Bem, podia ser pior. O acaso me poupou de ler “foi mal” em comentário ao post em questão. A propósito, esse irritantíssimo “foi mal” devia servir de slogan para essas operações tapa-buraco emergenciais que os políticos em campanha promovem para maquiar a cidade por alguns dias. Até a próxima chuva. E a próxima enchente.

Aparentemente “foi mal” apaga qualquer incômodo do passado, recente ou jurássico. Quando foi mesmo que essa lamentável expressão se tornou tão poderosa, hein? Ouvi até dizer que estão revendo os livros infantis...onde lia-se ABRACADABRA agora se lê “foi mal”. Não importa o tamanho do milagre que se almeje !

Não pensem , no entanto, que se trata de um artifício recente. As origens da expressão remontam ao simbólico ano de 171 A.C., quando numa sauna romana um soldado alquebrado e constrangido disse pela primeira vez: "Foi mal, isso nunca me aconteceu antes!"

“Foi mal” serve tanto para “foi mal, não te liguei” quanto para“foi mal, te endividei”, “foi mal, queria poupar sua vida, mas tenho medo de ser reconhecido!” Será que funciona se eu olhar pro espelho de ressaca e disser: “Ah, bebi tanto...foi mal!”? Se eu fumar dizendo “foi mal” meu corpo me poupará das rugas? Ou a mágica só funciona mesmo pra homem?

Parece que sim e segundo uma amiga a responsabilidade é 100% nossa: mães, filhas, irmãs, amigas, esposas. A gente desculpa os caras de tanta coisa que eles acabam sempre achando que vão escapar de mais uma dizendo apenas “Ih! Foi mal...”


*
Menos no Mundo Bizarro do Chris Rock. Me desculpem, meninas:

19 comments:

Anonymous said...

Amei a foto do Bill , acabo de te falar isso por MSN.
Próximo post , foto do Lindinho por favor hhahaha

Bj !

Anonymous said...

O "Foi mal" é ótimo pra qualquer situação, o problema é quando as pessoas tentam racionalizá-lo. Isso acontece com outras expressões também. Certo dia, tentando dar uma de descolado com os alunos, mandei um "Aí, na moral...", ao que fui,imediatamente, interrompido com:
- Não manda essa de "Na moral", porque quem faz isso vai te sacanear depois. Tipo:
" Na moral, tô comendo tua mulher".
O "Foi mal" vai pelo mesmo caminho, só que num sentido invertido: com o "Na moral" a merda vem depois; com o "Foi mal", já aconteceu. Portanto, acolho a tese da extinção do "Foi mal".

Anonymous said...

Carol comentando no post errado...hahaha!!!

Deía, você tocou num ponto crucial. Sempre me irrita esse "Ih, foi mal!" desprovido de qualquer complemento, como se, por si só, fosse suficiente para explicar, justificar ou sanar qualquer atitude desagradável. Prefiro que me recite um rosário, mas não venha com "Ih, foi mal!"...

Andrea said...

Fer, a Carol se referia mesmo ao Clinton, não ao Pullman...vai entender essa juventude!

Professor, vc conhece o adjetivo " na moral?

Ex. Esse tênis é muito namoral.

Ana said...

Olha, na moral: foi mal, mas nada que sai da cabeça desse professor semi-comediante pseudo-anônimo deve ser levado em consideração...

Andrea said...

Nem o que ele disse sobre vc no meu scrapbook?

Anonymous said...

Adooooro o politicamente incorreto também.É o que dá graça à vida e nos faz ver o quanto somos hipócritas.

trela said...

é vero!
o negocio é rir da merda.
muita gente nao fala o que vem depois do casamento, dos filhos..
entao vamos rir dos estereotipos, das lendas..

Anonymous said...

Déia, eu amo o politicamente incorreto. É tudo! Existe coisa mais chata do que rir do óbvio?
Eu odeio "foi mal", ou até mesmo "desculpas". O mais correto seria não fazer nada que exija essas palavras. É horrível!
Quanto a "Everybody Hates Chris" acho que as pessoas não entenderam a piada. Eu li em algum lugar que ela estava perigando de ser cancelada, felizmente não foi. E como vc mesmo disse, se trata de uma das melhores estréias de 2005/2006. Impagável!

bjs

Anonymous said...

Na moral gente...

Eu sou fã do Cris desde q assisti dogma nos aureos anos 90!

Andrea said...

É...esse post é mesmo complementar ao do Costanza, que pelo jeito vc não leu.

Escarra na boca que te beija!

Anonymous said...

Hahahaha... Muito bom o discurso do Chris. Essa pra mim é a maior vantagem de ser gay: não ter que me relacionar com mulheres. Desculpem, vocês são ótimas amigas, mas como namoradas e esposas, são chatas demais! rsrs... É tudo do jeitinho que ele falou aí.
E quanto a Everybody hates Chris... É mesmo impagável! Excelente! Adooro esse senso de humor que vc descrever, acho legal quando sabemos zoar com nós mesmos.

Ana said...

Este homem não me interessa.

Mas vou checar teu scrapbook.

kingthere said...

AMO (em caps lock) Seinfeld. "Ileine" Benes é minha pastora e o politicamente incorreto não me faltará EVER!!!

Eu não sabia dessa história da professora do Chris Rock. Assisti outro dia (pela milionésima vez, ô canalzinho que curte uma reprise esse Sony) o episódio da dita.

Foi mal, não, fiote, foi péssimo!! É a minha resposta pra esse tipo de desculpa enrrustida...

Andrea said...

Kingthere, cada vez mais achao que se pede desculpas melhor com atitudes d que com palavras...

kingthere said...

Andrea, posso discordar? Não se pede desculpa nem com atitudes, se pensa muito antes de fazer qualquer bobagem...

Andrea said...

Algumas cagadas são imperdoáveis mesmo, mas...como dizem, errar é humano. Fica chato errar de novo na desculpa...haha

Anonymous said...

Ih...tavam filmando? Foi mal.

Bluerose said...

Hoje eu tô só sorrisos!
Tô rindo de tudo!
***
Odeio quando falam: "Foi mal!"
Quem não odeia? rs