Friday, September 29, 2006

Bate-boca de urna

*

Em nenhuma eleição anterior tive tanta dificuldade para me decidir quanto nesta. Desde 1989 eu vinha oferecendo exclusivamente ao PT ( ou à sua orientação) meu voto convicto e esperançoso. Diante da dura realidade dos fatos – conhecida de todos – e visando num momento acertar e no outro apenas o controle do mal maior, mudei de idéia milhões de vezes.

Cogitei o nulo, depois o voto envergonhado no PT, e depois 50 de cima a baixo. Em sinal de protesto mesmo. Até porque eu nunca sonhei em morar no país da Heloísa Helena. Me processem, mas acho que sou consumista e mulherzinha demais para combinar perfeitamente com 100% do ideário do PSOL.

Repensei tudo de novo e até me deixei levar por pesquisas e por critérios pouco ortodoxos. Na Helô, por exemplo, eu só vou votar porque eu sei que ela não leva. Quero dar moral, mas não quero eleger, entendem? Eu a adoro, mas no Legislativo.

Aliás, o grande paradoxo desse dificílimo e doloroso pleito reside justamente nessa contradição: não podemos dizer que nos faltam bons candidatos. Uma disputa que conta com pessoas do calibre de Cristóvam Buarque, Milton Temer, Vladimir Palmeira, Jandira Feghalli e Fernando Gabeira não pode ser vista como uma competição de baixo nível. Sobra gente boa, mas ainda assim falta opção! Especialmente no que diz respeito aos cargos do Executivo. A maior parte das propostas – se é que podemos chamar assim - são claramente levianas e inexeqüíveis. E de uma maneira geral nitidamente populistas e eleitoreiras.

No entanto, nem tudo foi assim tão difícil. Para Federal, vou de Chico Alencar mais uma vez, como fui em todas as outras. E juro que não é por causa do largo sorrisão e dos olhinhos verdes.O partido é outro, mas os valores são os mesmos desde a primeira eleição em que confiei nele. E é isso que interressa.

Eleitores revoltados muitas vezes não demonstram constrangimento algum ao afirmar que não lembram em quem votaram menos de seis meses após as eleições. Outros defendem o voto nulo por se dizerem cansados de tantas decepções.

Tá aí...acho que sou um alien. Ou alguma outra estranha forma de vida, porque sempre votei no Chico e repito o voto porque me sinto extremamente recompensada por tê-lo como meu representante no Congresso Nacional, com base na permanente prestação de contas que o meu deputado faz questão de manter atualizadíssima!

Indecisões à parte, ao menos minha fidelidade ao Chico é um sinal de que EU SEI VOTAR, sim! Faltam uns tantos outros começarem a aprender. Órfã do PT, resolvi dar o meu jeito bagunçando a cédula com combinações estapafúrdias e nunca de antes imaginadas por mim. Mas junto com cada "confirma" aparentemente nonsense vai meu coração, minha consciência e acima de tudo meu senso de responsabilidade. Posso até errar, mas quebrando a cabeça pra tentar contribuir.

Domingo o que não pode prevalecer é a preguiça.Quem acha que toda a classe política brasileira nos envergonha deve parar pra pensar, um instante que seja, em como alguns grupos pouco comprometidos com o bem comum continuam se perpetuando no poder.

É difícil casar a fala indignada de quem clama por ética na política com um resultado que aponta a possibilidade de que a situação, no Rio de Janeiro e em nível nacional, leve a eleição ainda no primeiro turno. Sem quase suar a camisa.

Me dói muito saber também que a despeito de todos os escândalos, a renovação na Assembléia Legislativa do meu estado será irrisória. Quem vota no Picciani, pelo amor de Deus? Eu nunca vi, mas esse alguém existe e pelo jeito, faz muita diferença...para PIOR!


Já sei! Deve ser mais um dos que vivem por resmungando que nada muda. De repente ele continua votando mal só para continuar tendo razão...

15 comments:

Anonymous said...

Bom voto e boa sorte p/ todos nós.Sinto que vamos precisar.

Anonymous said...

Esse domingo realmente vai ser difícil. Já tenho alguns candidatos, porém ainda me faltam outros. Daqui a pouco vou anotar os números no papelzinho para eu não esquecer na hora.
Déia, tb gosto do Gabeira, mas tô indeciso entre ele e a Soninha, que sempre se mostrou verdadeira. É como vc disse, ainda (felizmente) temos bons candidatos e o importante é nos concentrar neles.

Andrea said...

Wans, vai com fé Soninha toda pra vc que o Gabeira é candidato aqui pelo RJ.

Como tá a coisa aí no PE, Vivi?

Anonymous said...

Marcelo Freixo p/ ALERJ!

Andrea said...

50123

Ana said...

Bom, tem dois caras que eu voto sempre: Chico e Alessandro Molon (dep. est.). Acho que dessa vez vou votar no Freixo. Pra presidente, Cristóvam Buarque (apesar de ter taquicardia só de pensar em votar PDT - na verdade, em qualquer partido que não seja o PT). Senador, não sei. Governador, acho que vou no Temer.

Preciso dos números, você tem?

Andrea said...

Cristóvam:12
Temer:50
Chico:5050
Freixo: 50123

Dá uma força para a Jandira ( ela disse que se vc votar nela, ela passa batom na posse!) , tb: 651

Ah, e leva os números anotadinhos que vc só tem um minuto...hehehhe

Ana said...

Na verdade, tô pensando em votar no Sirkis...

Andrea said...

Reality chack, Aninha!

Também adoro o Sirkis, mas a segunda vaga para o senado ( a primeira já é do RCC) está sendo decidida voto a voto entre a Jandira e o Dornelles. O Sirkis tá em quarto lugar...eu sei que vc já me viu falar milhões de vezes contra voto útil mas, como disse no post, dessa vez tudo é diferente...

Não ajuda o Dornelles, plz!

Anonymous said...

Nossa, alguns dias sem passar aqui e muitos posts. Vou ler tudo e depois comento.

Beijão, diva!

Anonymous said...

Andrea,

aqui na Bahia foi algo histórico...Jacques Wagner ganhou logo no primeiro turno e mandou o carlismo praquele lugar - nem no senado a patota de ACM conseguiu lugar.

Aí, não tem jeito: tem que dar Lula. Senão a Bahia vai sofrer, porque ACM tá doidim pra "se vingar" e se Alckmin for eleito...tamo frito!

abs!

Andrea said...

Folgo em saber, Jaime.

Bem...agora é Lula, sim! Chalita no Ministério da Educação é motivo pra mudar de profissão, de país, de galáxia...

anouska said...

ótimo post, andréa. nenhum dos meus candidatos a deputado se elegeu (os dois são do PT), mas fiquei feliz com a vitória do freixo, que é meu colega de AEN e professor do meu filho. a ALERJ ficou um pouco melhor com ele, tenho certeza. bj

Andrea said...

Cris, eu tenho certeza absoluta de que ele será um grande deputado. Se na próxima eleição a gente conseguir emplacar mais uns Freixos a gente moraliza aquele chiqueiro que virou a ALERJ.

Unknown said...

Texto coerente, estou contigo, hoje a bancada do Psol é a única que não está envelvida nesta falcatruas...na camâra e na alerj. o Psol é pequeno mas faz barulho!!!
Parabéns