Thursday, September 07, 2006

Espíritos no mundo material

"Karma, karma, karma, karma, camaleon

You come and go, you come and go..."

Tem muita coisa estranha acontecendo no mundo ultimamente. A começar pelos efeitos arrasadores desse inverno. Em julho, era praia todo dia. Agora, já no final da estação, um frio que faz com que a gente sinta nostalgia de assento de ônibus suado. Uma loucura! Poderíamos culpar o El-Niño se as oscilações do tempo fossem a única coisa fora de foco nesse quadro...

Nada menos que três grandes relacionamentos de pessoas muito próximas a mim foram para o beleléu de uma hora para a outra. Como num passe de mágica, ela decidiu estudar fora. Do nada, ele passou a se achar muito jovem para casar. E, assim ó...os dois começaram a duvidar de sentimentos que cultivavam um pelo outro há mais de vinte anos.

Nem acho que isso tudo seja triste porque no amor - como na vida- a única certeza que a gente tem é de que vai acabar. Eu mesma tenho vigiado há anos um certo casamento na esperança que ele vire divórcio. Sem jogar negatividade, imaginem! Apenas espreitando o inevitável. Quando a gente se dispõe a amar, sabe que está embarcando num trem com parada agendada. Talvez por isso mesmo, pela consciência da finitude, a viagem seja tão gostosa.

Mas o que me apavora nesses rompimentos em série é a maneira como parecem ter sido geridos durante um daqueles sonhos sem pé nem cabeça para os quais sempre insistimos em enxergar significados premonitórios. É como se a pessoa se encontrasse subitamente influenciada por um espírito obssessor e vingativo. O mesmo fantasma que faz , às vezes, com que os casais se desentendam e se desgastem sem razão aparente. Nunca lembrando o porquê da briga ter começado.

No entanto, nem toda entidade trabalha a desavença. Há casos em que o sobrenatural parece operar a favor do amor. Ao menos momentaneamente. Só pra zoar com a cara da gente.

Certa vez encontrei um heart-breaker da época da faculdade por acaso em Niterói. O maluco me deu um abraço daqueles, quase me quebra todos os ossos. Partimos pra um choppinho e acabou rolando. Depois do primeiro beijo, a alma penada me encara com um brilho nos olhos que eu nunca pensei que alguém fosse capaz de fingir e diz, todo comovido: "Cara, que SAUDADE!"

Fiquei tão confusa quanto você, caro leitor. Sempre imaginei que a saudade fosse um sentimento que se cultivasse na ausência, mas o rapaz conseguiu lembrar que tinha saudades de mim apenas quando me viu. O mais engraçado é que eu liguei para ele umas semanas depois (para matar as saudades, né?) e ele disse, já iniciadíssimo no modo EVITAÇÃO, que estava louco para me ver, mas ocupadíssimo com o trabalho. Palavras finais? Advinhem! "Eu te ligo."

E ligou mesmo. Oito meses depois: "Poxa...você some assim... me abandona..." Hã? Chamem o dr. Alberto que o encosto é poderoso... não julguemos mal o rapaz. Ele pode não ser um moleque. É que tem gente que sob jugo desses espíritos brincalhões já disse muita coisa de que não se lembra.

Fiquei passada, por exemplo, ao saber que a minha amiga mais descolada, a gata mais gata e centrada de Santa Tereza, tava sofrendo por amor. Ela, que nunca deu mole pra vagabundo nenhum, ainda sofre os efeitos de ter ouvido "eu te amo" numa romântica noite de lua cheia.

Teve abraço e brilho no olho também. E o inevitável sumiço. E a bolação recorrente: "onde será que eu errei? Ele parecia tão apaixonado..." Não se torture, amiga! A culpa pode não ser sua. Talvez, como o Mascarado da novela, ele tenha sofrido um acidente e ficado fisicamente deformado, com vergonha de reaparecer feio para a mulher que ele ama. Ou que tenha simplesmente dito aquilo enquanto era feito de boneco por algum erê zombeteiro.

Não posso nem dizer que para mulheres como nós duas, sentimentalmente educadas na tradição troglodita, gestos fofos significam muita coisa. E nem que por causa do passado de namorados ogros a gente tenda a achar viável qualquer homem que puxe uma cadeira ou acenda um cigarro. Não se trata disso, mas sim da perversidade de algumas atitudes absolutamente desnecessárias.

Avisem aos homens que eles não precisam ter tanto trabalho só para levar uma mulher para a cama. A maioria vai porque tá a fim e se não tiver não tem abraço apertado, brilho no olho ou "mentiras sinceras" que convençam. Se a parada tá ganha, amigo, não enfeite o pavão. Ou estarás permanentemente incrito no livro maldito da escrotidão eterna.

Por precaução, eu agora só converso com homens que me interessam munida de água fluidificada e depois de tomar uns bons passes. E nunca mais deixarei um cara desses me abraçar apertado. Parece ser exatamente aí que o Plano Superior desiste de nos proteger...

*

Para o Ary, que me ensinou que "as pessoas são loucas!"

27 comments:

Anonymous said...

mamãe, botaram macumba em mim!!!!...e só pode ter sido em água corrente..nunca vi tanto espírito ruim perto de minha pessoa.aff....

aaaaaaahhhhhhhhh..Hj em dia tô tão seletiva que nem sei..nem poderia me dá esse luxo, mas tô!!!kkkkkkkkkkkk

beijos...
PS: vc traduz a alma da gente...que coisa!!! Nã!!!! quero o post com o DAR UMA!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anonymous said...

Homem que é homem faz falsas promessas de amor, sem um pingo de culpa. Eu mesmo cansava de falar na faculdade coisas do tipo: "você sabe que sempre fui apaixonado por você!" ou "você é a mulher da minha vida!". Não era verdadeiro, mas era bom ver o sorriso das meninas que por segundos se achavam as tais. Todas sabiam que era sacanagem, mas adoravam ouvir...

Anonymous said...

anônima, eu??

ANA LARISSA..kkkk

Odie Mills said...

Andrea, Andrea...

Vc anda tão descrente do gênero humano... Que coisa mais feia... Gorando casamento dos outros... tsc, tsc, tsc...

Leia mais Nelson Rodrigues... vc vai ver que é tudo tão normallllll...

hehe

Beijos!

Andrea said...

O casamento já tá gorado, só quero aproveitar a luz amarela quando ela se acender...heheh

Anonymous said...

Eita novelinha antipática !

Ana said...

Essa foi a melhor novela de todos os tempos! Me sinto órfã depois que a reprise acabou, sem saber o que fazer das minhas tardes livres...

Battle, nem morta que sua amiga cheirosa aqui sente falta de calor. Que venha o frio ártico.

Ah, pra finalizar, se todos os homens que nos rejeitam virassem Adonais, já pensou que delícia de se ver? Vingança boa...

Andrea said...

A Carolzinha só pode estar...alexandrada! sacrilégio, menina!

Ana, aquela máscara do Adonai lembra muito fantasia de...palhacinho!

Ana said...

Tipow, o Adonai é um EXEMPLO pra qualquer aspirante a palhaço que se preze.

Não é por acaso que nós duas tivemos nossos palhacinhos adonais, né amiga? No mesmo espaço de tempo! Que peguem fogo todos eles.

Andrea said...

Ai, aquele palhacinho nem me deu direito a essa ilusão. Volta e meia tenho notícias. Pensando bem é melhor virar mesmo Adonai e ter a decência de não existir por alguns anos...heheh

Andrea said...

MASTER, na hora da obssessão vcs perdem totalmente a consiência ou podem ouvir o que os encontos falam através das suas bocas? Isso pode jogar por terra a minha tese...

Anonymous said...

Eu sou fã de dramaturgia trash. A Viagem tá foi exibida tantas vezes que a imagem já até ficou verde. Hahaha. Trashão cômico.

Já falei o que penso sb isso no MSN. E seu amigo tá certo: as pessoas são loucas e são vítimas de si próprias.

Anonymous said...

Não me lembro de nenhuma resposta até hoje. Nunca ouvimos; somos essencialmente egoístas. Sempre. Aliás, as mulheres também, quirem ser ouvidas sempre. Que saco!

Andrea said...

Porra, além de palhaço é surdo!

trela said...

por enquanto nao fui vitima de nenhum escroto. eu acho.

Andrea said...

Que bom, abelhuda! Deus te conserve assim! Bjs

Anonymous said...

Estou aqui, lendo, adorando e, me perdoe, reconhecendo pessoas.
beijos.

Andrea said...

Pode reconhecer...just don't name names!

Se reconheceu também?

Anonymous said...

Poxa, Battle...
Um dos melhores posts que já li. Muito legal. BOA!!! Tb tou reconehcendo pessoas ao ler... rs..

Aproveita, dá uma visitinha no meu? rs...
Beijos!!!

anouska said...

bom, eu não reconheço ninguém, mas também gostei de ler. estou há algum tempo fora do mercado. sério que os homens estão escrotos assim? vixe...

andréa, respondendo a sua questã la no blog, eu adoro o bar das freiras lá da puc (acho que a esse que você se refere). é o lugar mais barato e honesto pra se comer ali. o problema é que até as freirinhas descansam no feriadão. bjks

Andrea said...

As mulheres são bem ridículas também ,Cris.

Eu me referia ao bandejaço mesmo. Aquele de sete reais...rs. Não sabia que era das freiras.

Anonymous said...

Caraca...
Muito bom!
Chama o padre Quevedo!!! Ui!

Bom querida... se não podemos vencê-los?
Então... a procura do homem perfeito continua... enquanto isso a gente vai testando. hehehehe...

Beijocas,
Bi

Anonymous said...

cara, chama dr. alberto p/ fluidificar o ambiente...só vc mesmo batalha!

adorei o lance do "nao enfeite o pavao"!

tu escreve bem p/ cacete tia deia!
bjs

Anonymous said...

Sabe que seu blog parece a coluna da Carrie? Amei esse texto.
Adorei sua "vigia pelo divórcio." ri horrores.
Déia, amar é realmente uma coisa dolorosa. E os homens são realmente uns filhas da puta. Acho que os gays se dão bem com as mulheres justamente por isso. Eu mesmo já passei pela mão de um Michael Mancini, e continuava a me dedicar como se ele fosse o único no mundo.
Eu procuro acreditar que no final o amor sempre vence. Sabe aquela coisa meio Jane Austen? No meu caso, deu certo. Mas eu sei que a vida, de conto de fadas não tem porra nenhuma.

Andrea said...

Ril, não mereço os elogios.

Garota sarada de Santa tereza, nada de perfeitos...ouça o Wans que ele sabe de tudo: evoluiu do Mancini para o Mark Darcy!

Mas Wans...gay não é homem? E os homens que maltratam os gays...tb não são gays? hahahahahahahah

Anonymous said...

É exatamente isso que eu quis dizer, Déia. Os homens são os mesmos. Héteros e gays. Por isso sofremos como vcs, mulheres.

Anonymous said...

Por coincidência, antes de ler estas sapientíssimas palavras de Miss Battle, publiquei um post no Vida Própria falando justamente sobre a dissimulação na arte da conquista. Com certeza, cafagestice não é exclusividade de homem hétero não...