Thursday, September 07, 2006

Causar, verbo intransitivo

Adoro paulistanos. Acho essa rixa Rio-São Paulo extremamente idiota e infundada, já que fui sempre muito bem recebida na Terra da Garoa. Tá certo que é difícil acompanhar o passo ligeiro e a objetividade dos locais que , nas conversas de bar, mudam de assunto com a mesma rapidez com que trocam de conexão do metrô. Ou com que o PCC organiza um novo ataque.

Os papos são sempre marcados por expressões de uma originalidade deliciosa: se jogar, trampar, rachar o bico, pagar pau...gíria de paulistano ( gente de ação!) quase sempre é verbo e, meu, eu fico de cara às vezes com uma coisa. Por mais que eu tenha uma formação de lingüista, não deixo de me maravilhar ao perceber como o idioma é adaptável ao ponto de algumas palavras, no uso popular, se desvincularem completamente de sua significação primeira. Para desespero dos puristas.Vide o carioquíssimo sinistro.

Demorei um pouco a compreender o sentido do recente uso do verbo causar na fala tipicamente paulistana. Causar sempre foi para mim, verbo que pedia objeto(s). Causa-se algo a alguém. Ou ao menos era assim até que orações como "causei muito ontem na The Week" e "minha mãe adora causar em reuniões de família" passaram a se tornar banais. Com a repetição fui percebendo que causar virou sinônimo de chamar a atenção para si de forma voluntária ou não. O verbo permite conotação positiva ou negativa, dependendo do contexto.

Ontem foi dia de Juliana Paes causar. Jamais saberemos a motivação daquela voltinha ou se ela realmente esqueceu que estava sem calcinha. E, mistério dos mistérios, se esqueceu da calcinha, por que lembrou da depilação?

Acho a Juliana tudo de bom. Linda, chique, simpática, sempre agindo humildemente como se não fosse esse monumento todo de mulher. Alguém que já causa naturalmente. Alguém que já tava causando na (é...) dança dos patins e que não precisava de notinha dando essa foto, né?

Sei lá. Até a Juliana deve, eventualmente, se sentir insegura e carente de atenção. Eu adorei o vestido dela e já tratei de comprar um bem parecido. Da próxima vez que me bater a sensação de prateleira, saio pela Lapa sem calcinha em noite de ventania. Que me aguardem os fotógrafos!

24 comments:

Anonymous said...

a Juliana Paes causa mesmo ! Eu já a vi algumas vezes qd acompanhava meu pai em alguns eventos por aí.
Uma vez ela até me ofereceu um picolé ... adoro adoro ela !

Sério que ''causar'' é coisa paulista? Droga, agora não causo mais hahahha

bj !!

Andrea said...

Desde quando vc NÃO gosta de paulistas?

Anonymous said...

CAUSAR É BOM DEMAIS.. eu "causo"(estranho....- ???) sempre...

xerin..adorei

Ana said...

Carai, não tava sabendo dessa não. Eu gosto dela, mas acho que ela fala demais, ui, cansa a imagem.

Anonymous said...

Nossa! Eu já testemunhei o efeito que a senhorita causa quando defila de vestido pela Lapa... imagina sem calcinha! Os arcos vão desmoronar!

Anonymous said...

Olha só... vc falando algumas das as gírias que eu falie e você ficou boiando. Hahahahahaha... Acabou pegando, né? rs...

Andrea said...

Rick, vc foi meu primeiro assessor para assuntos de gírias paulistanas. E aí? A pupila aprendeu bem?

Anonymous said...

Juliana Paes é tudo!

E por favor, espera por mim. Quero ter ver na Lapa sem calcinha. Sucesso!!! Pode ser na próxima sexta (15)? Chego aí de manhã! :p

Anonymous said...

a juliana paes podia agora causar nuns comerciais de calcinha sem costura, aquelas q nao marcam a roupa, sabe? rs

Andrea said...

verdade, Aline.

André, o assessor da Juliana disse que ela tava de tapa-sexo. Precisarei de um!

Ana said...

Tapa sexo feito com pentelho?

Andrea said...

Socorro, preciso confessar! Minha alma provinciana-nordestina não está segurando a repercussão desse post.

Que baixo nível!

Anonymous said...

Que injustiça!! eu canso de andar sem calcinha e ninguém fotografa... vou até pro trabalho assim...

Será que vc advinha quem mandou este comentário?

Andrea said...

Luma de Oliveira? Luana Piovani? Palmirão?

Andrea said...

Professora Samantha Jones?

Anonymous said...

Magda Cotrofe?

Anonymous said...

Não sei,viu? Teoricamente ela não precisaria disto p/ "causar" como você falou,mas acho esquisito.Tapa-sexo? Onde?Enfim,ela é linda e está podendo.

Beijos.

Anonymous said...

Vou ser obrigado a verificar essa história da Samantha.

Odie Mills said...

Acho muitas gírias de paulista ridículas. Assim como muitas de carioca também, pra mostrar que não é bairrismo da minha parte.

Mas "Pagar pau" é a campeã.

Ridícula em grau máximo. Supra-sumo da escrotice.

E outra coisa. Porque mulher paulista que tem sotaque forte engrossa a voz pra falar? Fica parecendo voz de travecão ou se sapata... "meu!" Incompreensível.

Ana said...

Meu deus, a Ju ficou magoada com os fotógrafos, você viu? Eles tinham que ter pensado na família dela, no namorado...

Vejamos... Eu vivo de vender fotos de celebridades (inclusive as de segunda linha). Tenho a chance de fazer uma grana tirando foto da xereca dela (nada que todo mundo já não tenha visto meso).

Uhn... de um lado a Ju-mostra-xereca, seu namorado e família; de outro, meus sapatos e o cartão do supermercado pra pagar...

Escolha difícil, hein?

Ps: algum fotógrafo pediu pra ela ficar rodopiando num vestido sem calcinha na frente deles, ou foi ela que fez de livre e espontânea vontade?

Outro ps: sou testemunha. A sem calcinha doida pra entrar no mundo das celebridades de segunda linha é a própria Sam Jones.

Andrea said...

A gente tem que ter muito tato para criticar uma JP, minimamente que seja. Daqui a pouco pinta marmano aqui dizendo que é inveja e tals. Eu fico na dúvida por causa da questão toda da depilação, né? E o vestido é rodadão...a calcinha não marcaria nada. Acho que a Ju quis causar, sim...e depois se arrependeu.

Andrea said...

Tipo eu depois que publiquei o final desse post...hehehe

Ana said...

Eu critico mesmo pooooooorraaaaaaaa!

trela said...

e paulistano que vive dizendo tá DE BOA ???