Tuesday, August 22, 2006

Vou te contaaaaaaaar...

*



Sou noveleira.

Me batam, me xinguem, me cuspam!

É claro que após tantos anos prestigiando a teledramaturgia brasileira eu hoje me dou ao luxo de assistir novela lavando louça, varrendo chão, falando ao telefone...levantando os olhos apenas para aquelas cenas, cada vez mais raras, em que eu não consigo advinhar o que um personagem vai responder para o outro. Ou quando o Reynaldo Gianechinni aparece.

Sou noveleira de carteirinha, daquelas que sempre sonharam dizer : "Motorista, siga aquele táxi!" ou "É apenas uma cópia, a original está muito bem guardada". Nunca consegui e agradeço a Deus que a cota de drama reservada a mim nessa vida tenha sido sempre muito parca . Nada de cores muito fortes, traições ou chantagens. Uma comedinha boba de Cassiano Gabus Mendes.

Tenho acompanhado Páginas da Vida com grande interesse. Levantando a cabeça das provas ao som das vozes de Lília Cabral, Débora Evelyn e Natália do Valle. Mas acima de tudo, parando TUDO aos primeiros acordes da canção que anuncia as cenas do próximo capítulo. É só ouvir o "Vou te contaaaaaaaaaaaaaaar..." de Wave para eu ficar ligadinha no depoimento da noite. Narrativas de "gente como a gente" que já me fizeram rir e chorar muito. Mas acima de tudo pensar nas páginas das vidas que me cercam e em como eu conheço gente que daria depoimento digno de relegar a velhinha babada ao esquecimento.

Uma aluna minha afirma orgulhosa que mantem o casamento à custa de muita luta. Que mulher que é mulher mesmo "tem que se submeter" e que ela não se importa de sair meia hora antes do fim da aula para esquentar a comidinha do marido.

Tem também a professora de Inglês que assiste a filmes dublados porque o namorado tem preguiça de ler legenda.

Minha vizinha me liga implorando companhia para um jantarzinho japa. Na volta ela corre para escovar os dentes porque o noivo detesta qualquer tipo de comida oriunda do mar e não pode perceber nela qualquer vestígio da nossa aventura clandestina:"Ai, tem certeza que eu não estou fedendo a peixe? Acho melhor eu tomar um banho e lavar a cabeça..."

Eu mesma já me despenquei para Niterói após um sábado de trabalho duro para assistir ao futebol de gêmeos que notoriamente detestavam a nova namorada de papai. Sem contar as noites ao detestável som de heavy metal no Garage.

O amor tem mesmo que se basear em negociação de ambas as partes, mas cada vez mais tenho percebido um certo desequilíbrio que faz com que a balança que regula os relacionamentos penda cada vez mais para o lado masculino. Os homens estão podendo, sim. E muito!

Às mulheres que querem fazer qualquer tipo de relacionamento funcionar cabe cada vez mais ceder, ceder e ceder! Negociar, escamotear, camuflar. Porque está mesmo muito difícil conhecer um homem qualquer. E eu não estou nem falando de homem que preste!

Por outro lado, um macho heterossexual solteiro tem a seu dispor um menu de opções de fazer inveja ao buffet do Galeria Gourmet. Se quiser namorar, namora. Se quiser galinhar, galinha. Se quiser casar em dois meses não lhe faltarão candidatas, não importa o quão duro e despreparado ele seja.

E nessa trama injusta que coloca a eles no topo, seguidos de pertinho pelos machos e fêmeas homossexuais, e a nós lá embaixo, um dado cruel não pode passar despercebido: o cheiro de desespero que mulheres com mais de 30 parecem exalar sempre que se vêem às voltas com a opressão desse grupo dominante.

Por isso é que bom mesmo é ver novela. Sempre tem um par para cada um e quem se comporta bem nunca fica sozinho. Acho que o universo passa por um seríssimo problema de escalação e o resultado disso é que cada vez mais se vê mulheres muito legais que , resistindo bravamente a fazer uso alternativo das canções do Rei, precisam se valer de uma boa dose de cinismo para manterem uma vida sentimental minimamente satisfatória.

Não interessa se ela é linda, cheirosa, gostosa, viajada, estudada ou tudo isso ao mesmo tempo. Sem cama , mesa , côncavo ou convexo à disposição, está valendo pagar de neta de Francisco e sair cantando meio constrangida sempre que um daqueles fantasminhas teimar em ressucitar: "Vou me arrepender depois/mas eu não resisto a nós dois...."

22 comments:

Anonymous said...

Você sabe o que é mais triste? Você vê um, dois, até três capítulos só pra ver mesmo. De repente, essas novelas te pegam pelos culhões e fazem vc acompanhar capítulo por capítulo.
E falem o que quiserem. Manoel Carlos é foda!!!

Olha...e se eu pudesse entrar na sua vida... said...

sabe que meu sonho sempre foi quebrar louça que nem em briga de novela! hahahahaha
outro dia consegui!
foi exhilarating!!!!hahahahahahaha
me senti a própria Odete Roitman!

Anonymous said...

"Sempre tem um par para cada um e quem se comporta bem nunca fica sozinho".

Bem, novela com o José Mayer não é bem assim, né?!

Anonymous said...

E o meu sonho é dizer: "Motorista, siga aquele táxi!"

Anonymous said...

Adorei o texto!
Novela é foda... apenas um simulacro da realidade.
BEIJO!

Anonymous said...

"...se vê mulheres muito legais que , resistindo bravamente a fazer uso alternativo das canções do Rei, precisam de..."
HAHAHAHAHAHAHA!!!
Ah, eu não suporto novela brasileira, acho os seriados americanos muito mais inteligentes.
Páginas da Vida, entretanto, até que vem me interessado sim... Mas ter que, TODO SANTO DIA, adivinhar o horário certo em que vai começar pra ver pouquíssima parte da história se desenvolver em uma hora... Não é pra mim. Então vejo raramente, tipo uma a cada duas ou três semanas, e mesmo assim me mantenho informado, rs.

Fê Guimarães said...

Eu acho que eu prefiro ficar babado ouvindo "Lullaby", do The Cure...

Quem me inspira é você, minha musa! Te lovo!

Anonymous said...

to toda arrepiada....puta que pariu..melhor texto de todos os tempos...kkkkk...li vááárias vezes...

vc é uma musa mesmo!!!

xerin, amiga linda poetera...

Ana said...

1 - Gerson vai dizer que não, mas eu exalava muito mais cheiro de desespero antes dos 30 do que agora, aos 33. Sei lá, será que desisti?

2 - Eu só vejo novela de Manoel Carlos e de Glória Perez pra falar mal. Insuportáveis. É todo o dia a mesma coisa, a mesma cena, pessoas se lembrando de cenas de dez minutos que passaram cinco minutos antes. Essa do Maneco, então, deus do céu, cena de avião todo dia, e fala sério, quem é que se expressa daquele jeito? É muito fake. A cena do casal explicando pq a Arósio fez cesária foi tudo de esquisito. E ela tá fazendo o quê, uma homenagem à Alice, aquela pirada que o Henry Castelli pegou no meio da estrada em "Celebridade"? Nada me tira da cabeça que o fim do bom moço foi algum valão no caminho pro sul.

Andrea said...

Nem tanto Rick, nem tanto Ana. Maneco com moderação.

Mari, o que o Barny achou da sua cena?

Verdade, Thiago. Novela com JM é sempre três para um. Tudo bem desde que ele dê conta de todas.

Rê, que música do Rei te faz babar? A minha é CAVALGADA....heheh

Andrea said...

Ai, Fê...Lullaby é covardia.

Se identificou, Larinha? Tem tudo a ver com nossos papos caça-scrap, né?

Aninha, o lance é transformar essência de desespero em feromônio. Com um toque da nova fragância Sarah Jessica Parker.

Andrea said...

E lulindinha, bom te ver por aqui, tombogirl!

trela said...

"siga aquele carro" é a minha favorita.

ihh novela só me irrita. tudo sempre igual. e do pouco que vi dessa novela, só vi homem canalha e mulher trouxa.
passei.

Anonymous said...

Vocês estão perdendo o foco, ou simplesmente desviando, propositalmente. "Mulher que é mulher já nasce agradada", já dizia um grande filósofo; homem, não. Homem precisa de carinho, e as mulheres demonstram sua grandeza ao tornar concreto esse carinho. Quanto a novelas, só serve Gilbertom Braga com direção Denis Carvalho.

Andrea said...

Verdade, professor. Tudo papo de frustrada que não conseguiu agradar homem algum!

Ana said...

O professor vê noveeeeelaaaaaa...

Anonymous said...

Quero ser você quando crescer,tá?

Beijo.

Odie Mills said...

Existe uma turma mais desesperada que as mulheres de 30. As de 40.

Renato said...

Sei lá. vou te contar Andréa.
Tenho vários sonhos transportados das cenas de novela.
Mas acho que o que vai virar realidade um dia, (que me parece mais longe e mais desejado)
é aquele que, depois de muita luta, decepção, separações pra ficar com alguém, vou acabar entrando num avião, assim, no último capítulo, e quando eu sentar, vou perceber que sentei ao lado de um cara maravilhoso...ele vai sorrir pra mim, eu vou sorrir pra ele...vai tocar uma musiquinha de fundo...vou olhar pra fora do avião...assim para as nuvens...dar um último sorriso e minha imagem vai congelar...
E você amiga, vai chorar´, emocionada e feliz.

Andrea said...

Ai, babei. Por favor escalem o Malvino Salvador para esse momento.

Quem da revista vida própria está por trás desse post tão lindo?

Anonymous said...

Não te reconheço mais/ suas roupas são outras/ e soltas de mim/ as palavras da tua boca/ te vejo e pareço louca....


que tal essa?

Anonymous said...

Quem sou eu pra bater, xingar ou cuspir em vc? Eu amo novelas e não tenho vergonha de admitir que a minha queda é pelas das 6h. São sempre as melhores, simples e pura diversão. Se for do Walcir Carrasco então...TDB!