Sunday, August 20, 2006

Nomes para meu futuro filho

Um nome determina uma porção de coisas na vida da gente. O meu sobrenome, por exemplo, traçou o meu destino de trocadilho ambulante. Batalha, batalhadora, mulher que batalha. Tem gente que me a-do-ra, mas que nem lembra mais que eu sou Andrea.

Tem um casal do Veríssimo cuja relação vai pro brejo supostamente por falta de apelido. Trataram-se a vida toda pelo primeiro nome sem que em qualquer oportunidade tivessem trocado um "mô", um "nem", um "docinho". Aparentemente esses apelidos infames são a cola que mantêm certas duplas unidas por anos. Bem, se eles são capazes de operar milagres desse porte, o nome que consta da certidão de nascimento não pode ficar por menos.

Eu já caí em mim: não posso mais ter filhos porque extinguiram-se todas as possibilidades de dar a eles um nome digno. Simplesmente não há mais nomes decentes disponíveis.

Fui eliminando vários nesses anos no magistério. A quantidade de alunos pentelhos que atendem (é, nem sempre atendem...) pelos belíssimos nomes de "Gabriel", "Diego" e "Thales" não está no gibi. Ah, sim, só nomes de menino, lógico. Se eu tiver filha mulher eu entrego para a dra. Helena na hora.

Quer dizer...eu nunca vou mesmo parir alguém. Acho gravidez uma coisa fofa, mas não me sinto feliz em pensar em seringas e bisturis a dois metros do meu corpo. Imagina bem ali naquela parte do meu corpo. E, de novo, sempre há o risco de nascer menina.

Tem gente que vai logo maldar e pensar que eu pretendo adotar um menino qualquer de mais de 18 anos e mais de um metro e oitenta, mas não é disso que se trata. Sem cinismo algum devo confessar que algumas vezes já me senti em dívida com a vida ( que meu deu tão mais do que eu merecia) e em condições de contribuir para a formação do caráter de uma criança. Mas são sentimentos que esbarram sempre no mesmo entrave: não sobraram nomes para o meu futuro filho.

Antigamente eu sonhava com nomes compostos do tipo Luís Fernando ( Camões + Pessoa) , João Paulo (Lennon + MacCartney), Antonio Carlos (Mussum) que homenageassem os homens que eu mais admirava na vida, mas fui me desiludindo ao descobrir que mesmo as pessoas que não sabiam criar filhos tinham um extremo bom gosto para batizar suas crias impertinentes e mal educadas. Considero isso um primeiro e último gesto de carinho por parte de algumas mães. Essas mulheres escolheram nomes tão lindos que simplesmente deram por encerradas com este nobre gesto as suas obrigações parentais. Assim, roubando os nomes de que eu mais gostava.

Já curti nomes da moda também. "Lucas", "Thiago", "Bernardo"... invariavelmente escolhidos pelas amigas próximas, colegas de trabalho e primas. Não sobrou nada.

Mas nenhum processo eliminatório é tão cruel quanto o estigma que alguns belos nomes como "Gustavo", "Ricardo", "Felipe" e "Alexandre" adquiriram com o passar do tempo. São as alcunhas que nomeiam alguns dos homens que passaram pela minha vida e pela dos meus amigos e amigas. Aí mesmo é que a coisa começa a feder. Devia ser proibido que alguém chamado "Guilherme" ou "Leonardo" pudesse ser capaz de determinadas vilanias. Como é que depois você vai dar um nome desses pro seu bebê?

Talvez a saída seja namorar sempre homem com nome feio. Não por serem melhores. Já fui magoada por um palhaço impublicável. Aquelas misturas de nome do pai com nome da mãe, sabe? Mas pelo menos ficou de bom que eu não queimei mais uma possibilidade de batizar meu rebento.

Quem sabe não é por isso que as mulheres que não se tornam mães jovens ( quando ainda poucos nomes lhe provocam arrepios de horror) acabem desistindo com o tempo diante da real dificuldade de cumprir a hercúlea tarefa de oferecer à sua prole nomes bonitos e luggage-free. Pra quem não liga para isso, "Adolf" e "Osama" até que são bem legais.

Como o meu único compromisso nesse blog é mesmo com a mentira, a partir de hoje, sempre que me perguntarem porque não me tornei mãe a justificativa será essa: acabaram-se os nomes. Uma circunstância alheia a minha vontade. E que não tem nada a ver com a falta de homem no mercado.

47 comments:

Anonymous said...

compromisso com a mentira ? adorei!

Nome é meu trauma. Eu tenho o nome mais comum possível e foi escolhido de palhaçada. Minha irmã se chama Bárbara, meu pai pensou de bobeira " Bárbara = B e 7 letras? Arranja um nome com C e 8 letras pra próxima''. Eu tenho uma dessas histórias de vida complicadas...

Beijo querida,
te acho chique demais e espero pra ouvir os efeitos do samba !!

Ana said...

hahahahahahahahahahahahahahaha
hahahahahahahahahahahahahahaha
hahahahahahahahahahahahahahaha
hahahahahahahahahahahahahahaha
hahahahahahahahahahahahahahaha
hahahahahahahahahahahahahahaha

Ana said...

Tipow, darling, essa é a PIOR desculpa que já ouvi na vida. Talvez, por isso mesmo, seja a melhor.

Tenho dois nomes - apesar de me conscientizar mais e mais de que jamais serão usados, pelo menos não por mim. Quando eu fizer 60 te conto.

Pena que Carol não tenha citado o nome de alguns alunos dela da rede pública!

Anonymous said...

Concordo com o seu pensamento. Faz um sentido tudo isso. Os nomes marcam tanto quanto as músicas. Meus pais batizaram os 3 filhos assim: Heitor (em homenagem a um professor de psiquiatria do meu pai), Clara Helena (em homenagem a uma grande amiga psicóloga dos meus pais) e Cesar (em homenagem a um amigo psiquiatra de meus pais).

Anonymous said...

tô pasma!muito bom, muito bom! vivo rodeada de artistas!!

Andrea said...

E como vc virou jornalista e não psiquiatra?

Anonymous said...

Tenho lido o seu blog pq acho interessante. Hoje, sobre os nomes dos meninos, lembrei de um cara que eu ficava em TerêCity. O nome do sujeito era simplesmente... JUDSON. Isso mesmo. Ainda bem que ele era canalha, assim, não haverá o menor risco de acontecer uma homenagem...rsrsrsrs Bjs!

Andrea said...

Poxa, Gabi, pena que eu já usei o noe do seu "atual" no post...

Anonymous said...

Leandro é razoável. Mas meio beecha tb.

Andrea said...

Leandro é batidíssimo entre palhacinhos.

Anonymous said...

passada é apelido...
to de quatro....
coloca pra fora todas essas palavras lindas.amei e vou tá a ki sempre..
ahh...só pra deixar registrado: meu nome ia ser ANA CANDIDA.. o mundo estaria perdido de vez!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

beijinhos , muié poetera!!kkkkkkkkkk

Anonymous said...

Eu gosto de Bernardo, belo nome.

Mas vc tem razão, o mau uso estraga, até antes da novela eu adorava Gregório. Agora tá difícil.

Olha...e se eu pudesse entrar na sua vida... said...

amei seu blog. nada melhor que isso. pós-muderno até cair... qq semlhança com fatos e num sei mais o que! continue mentindo assim viu? bem-vinda ao mundo blogueiro... xx

Olha...e se eu pudesse entrar na sua vida... said...

eu entao nem tenho filho nunca porque, além de num poder ser nome de loser e bicha, tem que não o ser em duas línguas. Ai, num fode neh?

Desisto! rsrsrs

Anonymous said...

Hahahahaha... adorei o "compromisso com a mentira".

E quer saber? Escolheram o meu nome por causa de um cantorzinho que minha mãe adorava nos anos 70... ainda bem que o nome sobreiviveu e não é feio, né? rs...

Totosa...

Anonymous said...

Falta de nome?Faz como meus pais..criam um fake, um holograma e jogam uma mistureba de nomes na cria!

beijocas batalha! to amando acompanhar seu blog!

Andrea said...

Mari, DANIEL é um bilingual bem bonito. Mas se pintar mesmo gravidez, fala com os pais da Ril...ou batiza em homenagem ao Stuart (it's not his real name, anyway!)

Rick, seu nome é bonito mas já freqüentou histórias bem baixas aqui por essas bandas. Tanto que não ficou de fora do post original.

Eu já te falei isso, Lari, mas teu nome é o mais bonito e exclusivo que eu já vi. Pena que seja nome de mulher. E pensar que vc escapou de ter nome de coceira...

Andrea said...

E, Carol...já parou pra calcular o que seria do seu pai com uam terceira filha? Letra D, nove letras?

Anonymous said...

Me identifiquei inteiramente com esse post.Parece que você escreveu p/ mim.Ser mãe deve ser lindo,mas provavelmente não é papo p/ mim.

Beijos.

Anonymous said...

Gente... Eu queria muito comentar algo interessante sobre o que mais chamou minha atenção, mas simplesmente não sei por onde começar. Bolei de rir com esse texto! Nunca parei pra pensar no quão "hercúlea" (eu nem conhecia essa palavra) é a tarefa de dar um nome ao filho... Mas confesso que também já tinha percebido que os melhores nomes acabam se tornando inutilizáveis com o tempo. O "pior dos motivos" pra isso eu adorei! Hahaha... No meu caso, já tenho que abrir mão de "André" e "Eduardo".
Mas por que tanto repúdio a ter uma filha?? Huahuhauha... Na verdade eu até imagino os motivos e concordo com eles, mas vc com certeza dará uma resposta hilária.
E adorei o post anterior também! Sempre tive medo do Rio por causa da violência, mas a forma como você descreveu parte da cidade me deu vontade de conhecer... Parece ser tão "grande". Rs... Muito diferente do que eu tô acostumado.
E a festa parece ter sido mesmo ótima!
Bjos!

Andrea said...

Renatinho, a Lapa tá te esperando. Foge de casa, vai...

Quanto a ANDRÉ, só pra constar, não posso nem dizer que seja nome de palhaço. É nome de mestre de cerimônias do picadeiro. Meu muso inspirador, meu irmão, se chama André.

Sim, meus pais, são suuuuper criativos.

gus rocha said...

Comentário excluído
Esta postagem foi removida pelo administrador do blog.

Censura, é?
-x-
Vocês mulheres são passionais demais.
-x-
Agora s´falta um scrap (P.I.)
-x-
E meu nome é feio, muito feio.

Andrea said...

Gustavo, seu nome é lindo. A obra dos Gustavos é que é feia.

Fê Guimarães said...

Essa "coisa" de nome é engraçada mesmo... em casa, como somos seis irmãos, acabou-se gerando algumas polêmicas. Quando meu irmão mais novo nasceu, meu pai queria que ele tivesse o nome do meu avô. Já imaginaram um loirinho praticamente escandinávio, de olhos azuis como uma piscina, chamado José Onofre Guimarães Neto? Minha mãe desconjurou! Hoje ele atende pela graça de Éderson, nome de um jogador do Guarani (?!?!) na época. Na escolha do meu nome não houve polêmica, apenas uma dúvida cruel. Como sou o primogênito, minha avó materna fez uma promessa a Santo Antônio para que fosse tudo bem no parto. Bem, parto feito, bebê saudável... e agora? Claro que minha mãe não queria apenas Antônio, mas também não se definia quanto ao composto: Luis Antônio, Antônio Carlos, Antônio Pedro. Minha tia-avó me salvou: "Já que querem homenagear Santo Antônio, dêem seu nome de fato, que era Fernando Antônio". Bendita Tia Georgina! Graças a ela tenho esse nome lindo, forte e que eu adoro.

Andrea said...

Meu filho vai te-eeeeeeeeeeer/ nome de sa-an-toooooooooooooo/ quero o nome mais boniiiitooooooooooo...

Andrea said...

E, de fato, se é pra homenagear algum santo, que seja santo Antonio!

Anonymous said...

Ah, nem me fala. Com o meu casamento se aproximando volta e meia penso nisso. Nome pra homem tá difícil. Alguns que eu gosto você mencionou aí, como Diego e Lucas, mas como o primeiro é o nome do meu namorado (e futuro pai das crianças) e Lucas do meu irmão, não rola! Ainda tem aqueles bonitos, mas que remetem ao passado: Marcel, Rodrigo, Bruno... então estão fora também! Thiago eu gostava muito. Até meus 14 anos eu era o único do colégio, mas depois foi uma enxurrada! Estudei em uma sala de 30 alunos, sendo que 5 eram Thiagos! Mais na moda impossível. Eu me pergunto quantas Leonas teremos daqui 15 anos... espero que nenhuma Sinhá Moça!

Nome de menina tenho vários, mas tenho que cuidar para não me empolgar e homenagear ídolos - Madonna, Cher, Olivia Newton-John... -, afinal a criança não tem culpa do meu fanatismo. Quero ter uns 10 gatos/cachorros antes pra poder gastar nomes constrangedores. Ah, ainda tem as gêmeas Sarah e Michelle. Um must!

Anonymous said...

Ah, adoro Thales! Mas me lembra aquele ator que morreu... :o

Andrea said...

Essa coisa de bicha com Diva é engraçada. Igualzinha a de homem com nome de jogador de futebol.

DIego e Thiago? Parace fake para dupla sertaneja. Tem certeza de que vcs não se chamam Miroel e Mirosmar?

Anonymous said...

Não acreditooo que vc se chama Andrea e seu irmão, André!!! HAHAHAHAHAHA...
E pior q, qdo citei André no meu comentário, nem lembrei que era a versão masculina do seu nome... Seria muito estranho um filho xará da mãe.

trela said...

gostei do teu blog! li e adorei todos os textos.
achei o link no blog da mari.

vou passar aqui mais vezes, tá?

Andrea said...

Valeu, abelhuda!

kingthere said...

Andrea, só mentirinhas brancas nos salvam, fia. Adorei seu blog, cheguei aqui pela Ana. Agora virei visita constante.

Abraço.

Andrea said...

Welcome, Kinghtere!

Anonymous said...

Nome é uma coisa engraçada. Meus pais queriam dar à minha irmã o nome de Katúsquia (pode?). Acabou virando Jaqueline. Confesso odiar esse nome, talvez por causa da minha própria irmã.
Meu pai queria me dar o nome de Ilo, que é o nome do meu vô, mas felizmente minha mãe devia ter dado nesse dia e não deixou. Esse Ilo acabou virando segundo nome, ou seja, me chamo Wanderson Ilo. Como eu odeio esse Ilo, faço a fina e quando pensam que Ilo é um sobrenome exótico, não nego.

Anonymous said...

Déia!!!
Que saudade!

Achei interessante o post da outra Carol.
Coincidência: minha irmã também se chama Barbarah, mas como você pode ver, é com "h" no final e sem acento agudo no primeiro "a".
Entrando na numerologia da minha xará, dá a mesma quantidade de letras do meu nome! rs

Beijinhos!!!

Anonymous said...

Rafael, não. Todo Rafael que conheço e conheci é terrível! Mas também nada de DAIANE ou MAIQUE ISTUART (qua qua qua!!!).

O pai geralmente escolhe pelo craque do time. Meu nome era pra ser César. Homenagem do meu pai ao centroavante do Palmeiras, César Maluco. Claro que mamãe não gostou...pensando bem, nem eu gostaria...uhahuahuaa!!!

Gostei deste cantinho, viu? Por que não me disse antes? ( "você não perguntou!") bjs!

Anonymous said...

gente, virou praticamente um chat esse blog com tantos comentários!...é muita popularidade!
Essa menina é uma coisa!

Ana said...

Battle, Antônio não! Antônio é nome de palhaço SUPER patético!

Ana said...

Gustavo também.

Ana said...

César também.

Andrea said...

O que confirma a minha teoria: ACABARAM OS NOMES!

Ana said...

Falando em bebês, vai ver o meu blog. E vê se comenta, viu, pôia.

Ana said...

Aliás, amigam, o meu post sobre bebês tem tudo a ver com essa foto que você escolheu, hein? Que joelho hor-ro-ro-so.

Andrea said...

Mas se ele é MEU, eu já o amo...kkkkk

Defunto Autor said...

Excelente texto.

Anonymous said...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu