Friday, August 18, 2006

Quero ser Amanda Woodward!





"Nunca conheci quem tivesse levado porrada./ Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo."






Quem gosta de música, filmes e de literatura sempre se depara com aqueles momentos em que alguém nos encurrala : "Que livro você levaria para uma ilha deserta? Com que autor gostaria de tomar um choppe? Que canção você mais ouviu na vida?". Confesso que essas perguntas me embaraçam. Respondo qualquer coisa e tento mudar o rumo da prosa porque ser definitivo assim sempre implica num preço a ser pago. Você tem ser coerente com aquela opção PARA SEMPRE.

É mais ou menos quando a gente diz "Eu te amo!". Tudo muda. Qualquer outra convicção é negociável. "Ah, mas você disse que me ama, você TEM que me entender, me esperar, blablabla...". Se você diz que AMA Chico Buarque acima de todas as coisas está definitivamente fadado jamais recusar ouví-lo. Se você não está no clima aquele dia, azar o seu. Fã é fã, quem ama ama.

Mas esse preâmbulo não tem muito a ver com o gosto pessoal de A ou B, mas sim com os versinhos que abrem o post. Se alguém me perguntasse de sopetão: "Que obra literária te define?" eu não pestanejaria em apontar o Poema em Linha Reta do Pessoa como a tradução mais perfeita da minha relação com o mundo. Desde que esse texto caiu na minha mão ( e eu era criança e não conhecia a verdade, tinha lá meus treze anos) a minha alma freak encontrou o alívio de compreender que aquele sentimento de inadequação não era exclusividade minha.

E mesmo lá na adolescência eu já achava extremamente misterioso, inexplicável mesmo, que esse mundo repleto de gente astuta e capaz continuasse afundado na merda. Agora então, que o auto-elogio se faz anunciar de forma ainda mais contundente, eu me sinto pra lá de patética. É um tal de "Comigo não" para cá, de "Sou mais eu para lá" ; de "meu potencial", de "eu posso, eu faço, eu causo", "eu-eu-eu-eu..."


A verdade é que o ciclo "vim-esculachei-venci" é sempre narrado por seus virtuais protagonistas e nunca de fato presenciados por nós, pessoas normais e covardes, completamente incapazes da força retórica que invariavelmente enfeita os foras com que nossos confrades aniquilam seus desafetos.

Talvez falte a mim um pouco de Amanda Woodward, a bitch-mor de Melrose Place, mestre em destilar charme e veneno sempre na medida certa, sem perder a classe. Dormindo com todos, gozando muito e lucrando sempre. E, não podemos nos esquecer, acima de tudo, se divertindo às custas dos perdedores ; humilhando os fracos sem atitude que se deixam levar pelas circunstâncias da vida sem fazer com que o mundo siga o rumo certo: girar ao redor desse ser fantástico e especial.

Ninguém é D. Quixote, ninguém é George Costanza. Todos são Amanda Woodward. Líderes. Vencedores. Louros e lindos.

Às vezes desconfio de que as pobres pessoas precisem repetir esses mantras de auto-afirmação para poderem encarar a dureza daquele dia apenas. Talvez mesmo Amanda Woodward, de terninho e saia curta , pisando nos inimigos com o bico fino do sapato chore um pouquinho , depois do expediente , embaixo do chuveiro que seja, para bancar a pose de quem diz: "Eu vou te virar pelo avesso de um jeito que você vai se arrepender de ter nascido!".

No fundo dá é dó de todo mundo porque essa obrigação de ser feliz que tentam empurrar goela da gente abaixo, sozinha, já é dureza de encarar. Só pra dizer o mínimo. Tem que trabalhar, ser bonito e informado, transar muito e , ainda por cima, no fim do dia, posar de bom. Que cansaço! Só de preguiça, vou acabar virando EMO.

"Arre, estou farto de semideuses!

Onde é que há gente no mundo?
Então sou só eu que é vil e errôneo nesta terra?"




12 comments:

Anonymous said...

''Eu sou Amanda Woodward''
=)

Adorei o mantra !

Andrea said...

Vou repetir para ver se aprendo, Junior...

Ana said...

Mas vem cá, TEM QUE SER Amanda ou George? Não dá pra ter um meio termo?

Anonymous said...

Não concordo com você. Até parece que não me conhece! Os meus amigos são amandas; eu, Costanza! E não me chame de hipócrita.

Andrea said...

Hipócrita!

Anonymous said...

ARRASOU ARRASOU ARRASOU!
Já imaginava que vc escrevesse bem, mas ainda assim fiquei surpreso. O texto tá ótimo, super divertido e as idéias apresentadas também.
Eu acho que até já tive momentos Amanda Woodward, mas estou mais pra Alison Parker.
:(
Beijo!

Anonymous said...

ARAASOU!!! É o mínimo que tenho a dizer.

O nome no flog aliás é o mais original que já vi.

Beijos,Mulher-Maravilha(rs).

Ana said...

Gerson, por aqui?

Estou morrendo, estou morrendo...

Andrea said...

Ai dele se não comparecer...

Anonymous said...

já lhe falei, mas vou postar aqui: VC É AMANDA WOODWARD!
não sei quanta vantagem vc já conseguiu transando com alguem, mas nos quesitos "chamar a atenção e monopolizar o ambiente", "fazer críticas mordazes e bem-humoradas" e "arrasar os idiotas à sua volta" vc já tem PhD. sem falar que é bonita, simpática, boa de chopp... o que mais vc quer?

Andrea said...

Quero usar mini-saia no trabalho, ué...

Andrea said...

E, maninha...Amanda traçou TODOS os homens do condomínio e foi sempre muito bem comida, sim.