Thursday, August 31, 2006

Falta de assunto

*


Um amigo meu surgiu com uma expressão fabulosa para designar aqueles revivals de relações antigas que acontecem em momentos em que o universo parece conspirar contra qualquer chance de se conhecer alguém novo. Basicamente, se a fila não anda, a tendência é que ela retroceda mesmo. Por pura "falta de assunto".

Não que isso seja de todo mau. Em momentos de privação total (de sexo e de bom senso) é bom relembrar o conforto de um carinho conhecido, de uma intimidade qualquer...afinal, como diz a canção, "paixão antiga sempre mexe com a gente" e não nos faltam exemplos de belos romances que adquiriram liga definitiva após uma recaída em período de seca e de ocasional falta de assunto: Ross e Rachel, Edmundo e o Palmeiras...mesmo a volta de Sonia Braga às novelas parece motivada por essa mesma sensação de vazio, um pressentimento chato de que nada vai acontecer aquele dia.

A falta de assunto é corriqueiramente conhecida por nomes igualmente criativos: foda fixa, pau amigo, peguete, ficante. É uma síndrome que já acometeu mulheres do quilate de Liz Taylor ( casada duas vezes com o mega-gato porém alcoólatra Richard Burton) e que já foi cantada por Gabriel, o pensador em versos tocantes como "tá na hora de molhar o biscoito".

No entanto, nada é tão representativo desse fenômeno da vida moderna quanto algumas trocas de scraps pelo Orkut:

"Te achei. Te add. Tá morando lá ainda?"

"Não, tô morando sozinha agora."

"Isso é bom, hein?"

É claro que na qualidade de mulher-talismã, alguns luxos e lixos me são negados. Todo ex- qualquer coisa que eu encontro pelo Orkut casou ou tá namorando firme. Muitas vezes engataram relações imediatamente depois de mim. Não entendo bem o poder devastador do fator Andrea, mas preciso encarar esse dom como uma benção, como se eu pudesse, de alguma forma tocar os corações duros de homens que, sem passar por mim, estariam fadados à solidão eterna.

No meus scrapbook pinta coisa mais ou menos assim:

"Ah, não vai dar pra ir ao seu aniversário. É aniversário do Bruninho também, lembra? Dois anos!"

"Não perderei essa festa. A Lu tá louca para te conhecer. Falo muito de você para ela."

Eu fico cá comigo imaginando o que é que ele fala de mim para ela: "Ah, depois que eu conheci essa maluca resolvi que é melhor dar um tempo, o mundo das relações sem compromisso anda muito perigoso...". Enfim, reencontro via Orkut quase sempre acaba na constatação de que você não tem mais mesmo assunto algum com as pessoas que você beijou no passado. Ou mesmo com sua ex-turma de escola.

Aliás, a Warner produziu uma série muito badalada sobre um desses grandes reencontros. Apesar do mega-lançamento digno de toda pompa e circunstância, Reunion não passou do décimo terceiro episódio e nunca saberemos quem matou Samantha. O pior, que me perdoem os fãs, é que nem dá para se importar. A trama era instigante até mais ou menos 1991, mas depois dali a coisa foi caindo num marasmo sem tamanho.

Relacionamentos requentados são meio como Reunion. No começo parece perigoso, misterioso e eletrizante, mas quando vira rotina, há um grande risco de que a dignidade se perca no processo. Há que se manter alguma esporadicidade ou acabamos por nos flagrar, numa tarde de tédio, a procura de grandes significados onde a única explicação é a total e absoluta falta de assunto. Melhor mudar de canal correndo!

Essa conversa me leva a um daqueles momentos definidores na fila do supermercado, onde um interessantíssimo espécime masculino me olhava de maneira ao mesmo tempo curiosa e divertida: "Você não mudou nada...". Diante de mim, "an affair to forget" que eu não via desde o século passado e a quem os anos trataram muito bem.

O fato de termos nos tornado vizinhos levou naturalmente ao carioquíssimo "a-gente-tem-que-se-encontrar-pra-por-o-papo-em-dia". Silêncio. Risadas nervosas. Silêncio. Diante da evidente falta de assunto dentro e fora daquela conversa, liberei meu telefone para dar um fim ao constrangimento mútuo.

E assim deu-se início à mesma tediosa reação em cadeia. Acho que "eu te ligo" é a sentença mais feia, deplorável e entregadora de poder de toda a língua portuguesa. O pior da falta de assunto nem é ficar postando listinhas idiotas em blogs, mas conseguir se sentir rejeitado por alguém com quem você nem se importa de verdade.

Ah, esqueci de dizer, ele ficou lindo mas continua um chato!

36 comments:

Anonymous said...

A foto é do casamento da Liz Taylor com o Richard Burton? O eu já estou zureta de sono? Que tudo! Nem li o post ainda, apenas vi a foto... vou ler quando estiver cem por cento acordado

Anonymous said...

Falta de assunto foi ótimo!! Mas adorei essa definição do famoso revival.Nunca havia pensado nisso.

Beijão e parabéns duplamente.

Ana said...

Duas coisas:

Bicha, acho que você tem que arrumar logo um namô. Você sabe que estou na sua cola, e quero ser a primeira da fila depois que ele terminar com você. Por isso, preste atenção: fique dentro do meu target (alto, olhos e cabelos castanhos, branquinho e gordinho).

Dois: as pessoas estão jogando muita purpurina em você por aqui. Daqui a pouco você tá se achando. (sim, estou com inveja)

Andrea said...

Ah...purpurinada é vc, Jeane Moreau!

Mas lhe falta um pouco de perspectiva. Looking back in time, se vc não casou com E., com O., e com M., não foi por falta de competência minha...hehehe

Velu por sempre voltarem, Vivi e Fê!

Anonymous said...

Batalha, já te disse antes..vc tá olhando p/ direção errada, tem q focar o alvo...o alvo!

tu fica q nem cego em tiroteiro, nao presta atencao nos bofes ao redor.

qnt as paixoes antigas, eu sou do seguinte lema: Figurinha repetida não completa álbum!

credo, minha TPM chegou com tudo!
abstraia toda essa besteirada q eu falei!rs

beijo

Anonymous said...

nesse momento , passo por uma fase, digamos , de PAUS "INIMIGOS" ...me reconheci, mas tá valendo...
quanto aos revivals, diga-se de passagem, não passam de pratos requentados...à esses, digo: vão dá 1/2 hora de ânus..talvez assim me sinta mais aproveitável.vai que ele quer comer o meu, né?kkkkkk....
claro que ainda sonho com o principe, mas este está cada vez mais dificil de encontrar..HOMEM É QUE NEM PROCISSÃO: RODA, RODA, RODA E ACABA NO MESMO LUGAR!!!kkkkkkkk..um brinde pra gente que , as vezes, somos os pratos requentados da hora!!!...mas eu ainda prefiro ser o prato do dia , da noite e da tarde..sem hora pra acabar...

PS: não vou mentir que to beba,às 01:17 da manhã, escutando CORTA ESSA , com Maria Rita ao fundo..é de matar todos os palhacinhos...

beijos e vc tá cada vez mais poetera...VIVA AS POETERAS..E AOS REVIVALS.KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Andrea said...

ai, Ril, falou igual a minha terapeuta, que medo

Lari, mais atenção ao mercado..hehehe

Isabel Cristina said...

Oiee Batalha!!!
Adorei seu blog, mt linduu e mt bem produzidooo....
Como diz a galera homi é q nem biscoito vai 1 e vem 18,rsrs!!!

Sempre q dê darei um pulin aki!!!

Bjks

Olha...e se eu pudesse entrar na sua vida... said...

vir aqui é diversão na certa! hahahahhahaha

nem me diga, outro dia teve um bofe que me disse, ah, se vc viesse aqui eu te encomendava umas coisas. quando eu disse, to indo, quer que leve suas encomendas? ah, não, deixa pra lá, num quero incomodar... então tomate cru, porra! só tava fazendo um favor prum amigo, seu maluco! eu estou ca-sa-da! eu hein???

Anonymous said...

Amigaaaaa!! Desculpe-me por dizer isto mas seu blog me conforta. Vejo que não estou sozinha neste mundo de solidão e de não-casamentos... Por favor, depois de conseguir um pra Ana, engate um namoro pra eu ficar com as sobras. (Mas atenção! Meu target é bem diferente do dela. Eu prefiro moreno, sarado e jovem o bastante para eu adotar, assim terei meus direitos sobre ele assegurados pela lei...)

Seu Blog está muito melhor que o da Ana, só acho os textos um poucos longos para eu ler... Vc sabe a gente se amolda ao meio em que vive e o meu meio não é muito chegado à leitur, né?

Ela, a Ana, está com certeza morrendo de inveja e vai ficar mortinha da silva quando vir que deixei este recadinho enorme pra vc e pra ela não...

Diante de tantos blogs famosos estou me sentindo na obrigação lançar o meu... São tantos assuntos, tantas idéias maravilhosas... Só estou preocupada com uma coisa: se eu fizer um blog, Ana Paula vai ficar sem material para o dela, pois vc sabe qualé a fonte em que ela bebe...

Muitos beijos e parabéns pelo aniversário. Depois escrevo mais...

Ana said...

Primeiramente, "Ana Paula" é a avó dessa tua amiga inha aí de cima. Em segundo lugar, acho bom começar a registrar minhas idéias e textos, senão a inha vai copiar me blog todo e dizer que é dela. Ah, e esse target dela você sabe o que é, né... IMPOSSÍVEL de atingir. Keep on dreaming, inha.

Anonymous said...

nossa! Esse post foi muito bom! Nunca tinha pensado por esse ângulo...é a falta de assunto! faz super sentido...me sinto mais esclarecido.

Anonymous said...

Ô, ANA PAULinha, dá pra se explicar? Impossível para mim ou para ela?

Anonymous said...

Post 10!

Acho que pior que a falta de assunto com um ex-amigo, ou ex-ficante é encontrar desconhecidos no elevador. Se bem que o assunto acaba finalizando com o tempo, né?

Andrea said...

Se o desconhecido lhe oferecer flores...acho que não!

Ana said...

Pra ela.

Anonymous said...

Andrea, vc sabe que ela é falsa...

Anonymous said...

VocÊ vai ficar rica quando a descobrirem. Blog só dá certo pra mulheres. Pode ficar tranqüila, o sucesso é certo. Depois, até o Saúlo do BBB vai querer comer "aquela menina do blog que imita a Carrie Bradshaw"... Só fica uma dúvida: quem vai comer a Ana nessa amargura?

Andrea said...

Ah, Deus te ouça, professor que não assina.

.................................

Ansiosa pela resposta da Ana.

Anonymous said...

me identifico.
e isso é um problema.

=*

Ana said...

Existem vários homens pra quem eu gostaria de dar, mas, infelizmente, não darei nunca.

Mas existem ainda mais homens pra quem eu não daria nem sob tortura. Entre eles, um que eu sei que não vai me comer JAMAIS é um certo professor.

Andrea said...

Fer, não estranhe que a foto seja do PRIMEIRO casamento Taylor-Burton. Nas fotos do segundo, em clima meio hippie, eles não estão tão lindos. E eu achei tudo esse olhar esperançoso no rosto dela...

Andrea said...

Algumas comunidades dos meus ex-rolos:

Românticos assumidos

Mulher não se pega, se conquista

Eu quero um amor para a vida toda

Só me fodo - relacionamentos

Adoro dormir de conchinha


Pior do que a pessoa não ter nada a ver com você , só mesmo você cosntatar que ele é um tremendo mentiroso, ou no mínimo, marqueteiro de quinta.

Anonymous said...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

Anonymous said...

comment5, emily deschanel nude, :]], rachel griffiths nude, %-PP, holly weber nude, 6161,

Anonymous said...

comment5, lea michele topless, 115545, alice eve nude, 1010, kathryn hahn nude, :DD,

Anonymous said...

comment5, tumblred nudded, %-[, 200 top nude celebrities, cugtce,

Anonymous said...

comment4, 200 stars of nudity, sved, alexa davalos nude, vwnri, alicia silverstone nude, ougpt,

Anonymous said...

comment5, sexy celebs ever, 5119, celebs ever nude, abnfpv, paula abdul nude, 246077, nicki minaj tits, 270,

Anonymous said...

, sexy celebs 200, :-OOO, alex mccord nude, 78262,

Anonymous said...

comment2, nude stars, 8-[[[,

Anonymous said...

comment2, 200 nude celebs, trgkmv, naked celebrities 130, ejii, my 200 nude stars, =-(,

Anonymous said...

comment6, chelsea handler nude, 76278, rachel griffiths nude, 316, briana evigan nude, 03834,

Anonymous said...

comment6, venus williams nude, tdhn,

Anonymous said...

comment3, eva la rue nude, zwbkp, alexa davalos nude, 8))), kerry washington nude, %DDD, alyson hannigan naked, wwx,

Anonymous said...

comment5, kristen stewart nude pics, mgxt, kari byron playboy, 785, geena davis nude, :-],