Thursday, February 07, 2008

Ainda desnudando o Carnaval

Tem gente reclamando que eu esqueci de contar o maior enredo que passou da Sapucaí: eu pagando peitaço na avenida. Fui trocar o top e o sutiã , como que tomado de vontade própria, despencou.

Nhenhenhém envolvendo Mangueira também já deu. Nem concordo muito com essa justificativa de que a escola , diante dos problemas enfrentados, desfilou como café-com-leite. O último campeonato, em 2002, contava de todo o Nordeste brasileiro, uma riqueza. Não sei se dava para construir pauta só com o frevo, que é só um pedaço do Recife, que é um pedaço de Pernambuco, que compõe o Nordeste que fez a Mangueira consagrada. Aquele desfile de bonecos ficou mesmo monótono e não se pode mesmo ganhar todas. E eu tenho aqui meu corpo ainda moído pela fantasia desumana que eu precisei carregar embaixo da chuva.

Mas primeira coisa que eu ouvi hoje na escola foi o samba da Beija-Flor. O tipo de iniciativa que me faz amar essa comunidade a cada dia com mais fervor. Nada de rima para ELA ELA ELA.

A má vontade com a escola do Neguinho eu acho saudável. Não gosto de hegemonia no Carnaval, desmotiva. Mas é chato ouvir certas abobrinhas de quem sequer se dignou a olhar o desfile da agremiação de Nilópolis. Se comprou, pelo menos entrou para desfilar como uma genuína campeã, conjugando graça e disciplina. Comunidade que impõe respeito!

E o eterno recalque viradouresco. Paulo Barros, eu te amo. Mas não é o enredo que tem que contar o carro, funciona justamente ao contrário. Aquela pista de esqui deu em dois segundos e me incomodou um monte ver aquele resto de fazedores de gelo na pista.

Como eu disse ontem, tudo começa hoje e as comissões de Carnaval não experimentam recesso. Aposto muito na Mangueira mordida e raçuda, unida de novo. A associação com o tráfico ficou mesmo para piada de sala dos professores, onde tem se ouvido, por exemplo:

- Que tal um café, gente? Cadê o pó?
- A revista da Natura tá aí? Tô a fim de comprar um pó.

hahahahahaha. Qualquer coisa que desvie do assunto meu-peitinho-de-fora, gente. Ri aí, vai.

10 comments:

jenifferuchka said...

fiz uma pesquisa na casa de uma amiga essa semana. estavam rápidas pessoas reunidas e perguntei: diga alguma coisa que viu em algum carnaval e da qual lembra? e esse carnaval, o que viu?

respostas:

carro do dna
bateria em cima do carro
baratas, aranhas
pista de gelo
carro que desmonta
blablablá, um monte.

tirando o astronauta voando e os velhos sambistas no abre-alas, tudo que lembravam era obra do paulo barros. o cara é gênio e viradouro só não ganha porque o povo é tradicionalista demais.


tá, sou paulistana. quem sou eu pra dizer alguma coisa? mas o único desfile que realmente assisto com gosto, o único que faço questão de esperar, é o da viradouro, embora assista aos outros também. pôxa, tá na hora, né?


ps: o desfile do ano passado da viradouro foi mais genial.

jenifferuchka said...

desfile ai a falta de coerência do texto. escrevi correndo. "rápidas pessoas", por exemplo, devia ser "várias pessoas", não pessoas com ejaculação precoce.

Andrea said...

Jeni, ghatan, vc tá falando igualzinho às pessoas que eu mencionei, que lembram dos carros mas não dos enredos.

Ele não perde por ser tradiicionalista. Ano passado ficou evidente o problema com aqueles carros enormes atravancando a evolução. Mas esse ano foi o lodo porque o enredo é absolutamente vazio, um vazio você equiparar com o da ciência ( também conhecido como "aquele do carro do DNA").

Carnaval se ganha com o cumprimento de quesitos que o PB vêm negligenciando para pagar de perseguido na hora da derrota. Oi? Te dou uma diretoria de carnaval? Torço muito por ele e pela Vira mas a associação não foi certo. Tá sobrando muito dinheiro e faltando conteúdo.

Andrea said...

Voltei porque tinha esquecido de criticar o samba-enredo GROTESCO. Acho que quem gostou do desfile só pode ter assistido no mudo.

jenifferuchka said...

ah, eu não entendo samba-enredo. muito barulho pra minha cabeça, e passa muito tarde. mudo neles e bora fazer lanchinho na hora do "acompanhe na tela".

entendo o que quer dizer, acho bem esperto. mas ao mesmo tempo tem muita escola que ganha não por ser boa, mas por ser correta. aqui em são paulo a Unidos de Vila Maria merecia mais que a vai-vai, por exemplo. na minha humilde opinião, é claro.

Adelaide said...

O desfile do ano passado da Viradouro era muito superior ao deste ano.

Na avenida, Viradouro não arrepiou. O samba era monótono, sem vibração alguma. Os carros foram, um a um, fantásticos, mas entre si, sem contexto algum. Baratas não causaram arrepio, causaram asco e nojo.

Eu disse e volto a dizer, se alguma injustiça foi cometida este ano, a Portela é que merecia, no mínimo, ficar a frente do Salgueiro...

Master said...

Andréa, concordo com você que, para ganhar o título, a escola deve se preocupar com os quesitos, principalmente saber contar a históiria. Agora, os enredos são muito desinteressantes, e o Paulo Barros parece meio inconformado, por isso essa coisa de carros grandes e afins. Um dia ele chega lá. Pelo menos voc~E não vê mais comissão de frente com a velha guarda da escola.
Ficou claro que luxo per si não ganha. Luxo por luxo havia mais de uma. Eu ainda não me conformo com gesso dos sambs-enredo. Empobrece a necessidade de exaltação da escola na letra. Eu me lembro de que um dos mais bonitos que conheço, "É hoje", não tinha isso. Também não o tinha o "bum bum paticumbum...", nem Mitavaí - antológico-, nem um antigo da Unidos da Ponte - de cujo enredo não me lembro, mas cujo samba começava com "Hoje a natureza encanta/a musa se espanta/ e vem pra festejar/ e vem sorrir/ que a vida é bela...
Portanto, fico com o a questão de Orwell: "Como o homem faz tão pouco com tanto recurso?"
O carnaval hoje precisa de gente como o PB só pra fazer as coisas mudarem. A Beija-Flor ganhou 5 dos últimos 6, mas as pessoas estavam mais felizes com o segundo e o quarto lugares do salgueiro e Portela. Eu estou de saco cheio do Laíla e suas guias. Acho que também não suportaria ver um samba do Tuchinha ganhar algo. O do ano passado era muito bom.

anouska said...

hahahaha, pára tudo! você pagou peitinho na avenida e ninguém fotografou? ai, como o mundo é injusto...

=]

p.s.: eu não entendo nada de nada. nem de bbb, muito menos de escola de samba. eu só não aguento mais a beija-flor ganhar campeonato. ah, pra que fazer desfile se é sempre assim?

Ana said...

Não tem problema. You have nice boobs.

Defunto Autor said...

O desfile foi uma piada. Aquele carro da neve era ridículo. Paulo Barros é um cara que curte aparecer, só isso.